Prefeito institui disciplina de Turismo e Sustentabilidade na Rede Municipal de Japaratinga
Lei foi publicada no Diário Oficial dos Municípios
Japaratinga está se consolidando como um dos principais destinos turísticos do Nordeste e o prefeito José Severino da Silva ‘Déo’ (MDB) agora instituiu a disciplina Turismo e Sustentabilidade na Rede Municipal de Ensino. A lei nº 744/2025 foi aprovada pela Câmara de Vereadores e foi publicada na edição desta sexta-feira (4) do Diário Oficial dos Municípios (DOM).
Pela lei publicada no Diário Oficial, fica instituída, no âmbito do município do Litoral Norte de Alagoas, a disciplina de Turismo e Sustentabilidade, a ser inserida de forma obrigatória no currículo da Rede Municipal de Ensino, em especial nas séries do ensino fundamental e médio.
De acordo com a lei nº 744/2025, a disciplina terá como objetivos principais: promover a conscientização dos estudantes sobre a importância do turismo sustentável para o desenvolvimento local e global; incentivar o respeito e a valorização dos recursos naturais, históricos e culturais do município de Japaratinga; ensinar práticas de preservação ambiental e sustentabilidade voltadas para a atividade turística; e preparar os estudantes para atuarem como cidadãos conscientes, disseminadores de práticas sustentáveis e embaixadores do turismo responsável.
O conteúdo programático da disciplina deverá abordar, no mínimo, os seguintes temas: a importância do turismo para a economia local e global; práticas sustentáveis e seu impacto positivo no meio ambiente; a história e o patrimônio cultural e ambiental de Japaratinga; o impacto ambiental do turismo e estratégias para mitigação; valorização da biodiversidade e das áreas de preservação ambiental; e educação para o turismo inclusivo e responsável.
A implementação da disciplina será coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, que fornecerá apoio técnico, materiais didáticos e formação continuada para os professores.
O gestor da cidade da Costa dos Corais também estabeleceu na lei a possibilidade de parcerias com instituições de ensino, organizações não governamentais, empresas do setor turístico e órgãos públicos, visando ao desenvolvimento e aprimoramento dos conteúdos e atividades da disciplina.
A disciplina Turismo e Sustentabilidade poderá ser ministrada de forma interdisciplinar, integrando conhecimentos de ciências naturais, história, geografia e outras áreas afins. A lei entrou em vigor nesta sexta-feira (4) e a aplicação será gradativa, conforme planejamento elaborado pela Secretaria Municipal de Educação.

Veja também
Últimas notícias
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Deputada Gabi Gonçalves entrega Placa de Patrimônio Cultural e Imaterial de Alagoas à tapioca da Dona Rosa, em Rio Largo
Morre a atriz Titina Medeiros, a Socorro de 'Cheias de Charme', aos 48 anos
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
