Prefeito institui disciplina de Turismo e Sustentabilidade na Rede Municipal de Japaratinga
Lei foi publicada no Diário Oficial dos Municípios
Japaratinga está se consolidando como um dos principais destinos turísticos do Nordeste e o prefeito José Severino da Silva ‘Déo’ (MDB) agora instituiu a disciplina Turismo e Sustentabilidade na Rede Municipal de Ensino. A lei nº 744/2025 foi aprovada pela Câmara de Vereadores e foi publicada na edição desta sexta-feira (4) do Diário Oficial dos Municípios (DOM).
Pela lei publicada no Diário Oficial, fica instituída, no âmbito do município do Litoral Norte de Alagoas, a disciplina de Turismo e Sustentabilidade, a ser inserida de forma obrigatória no currículo da Rede Municipal de Ensino, em especial nas séries do ensino fundamental e médio.
De acordo com a lei nº 744/2025, a disciplina terá como objetivos principais: promover a conscientização dos estudantes sobre a importância do turismo sustentável para o desenvolvimento local e global; incentivar o respeito e a valorização dos recursos naturais, históricos e culturais do município de Japaratinga; ensinar práticas de preservação ambiental e sustentabilidade voltadas para a atividade turística; e preparar os estudantes para atuarem como cidadãos conscientes, disseminadores de práticas sustentáveis e embaixadores do turismo responsável.
O conteúdo programático da disciplina deverá abordar, no mínimo, os seguintes temas: a importância do turismo para a economia local e global; práticas sustentáveis e seu impacto positivo no meio ambiente; a história e o patrimônio cultural e ambiental de Japaratinga; o impacto ambiental do turismo e estratégias para mitigação; valorização da biodiversidade e das áreas de preservação ambiental; e educação para o turismo inclusivo e responsável.
A implementação da disciplina será coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, que fornecerá apoio técnico, materiais didáticos e formação continuada para os professores.
O gestor da cidade da Costa dos Corais também estabeleceu na lei a possibilidade de parcerias com instituições de ensino, organizações não governamentais, empresas do setor turístico e órgãos públicos, visando ao desenvolvimento e aprimoramento dos conteúdos e atividades da disciplina.
A disciplina Turismo e Sustentabilidade poderá ser ministrada de forma interdisciplinar, integrando conhecimentos de ciências naturais, história, geografia e outras áreas afins. A lei entrou em vigor nesta sexta-feira (4) e a aplicação será gradativa, conforme planejamento elaborado pela Secretaria Municipal de Educação.

Veja também
Últimas notícias
Febre do skincare infantil escancara tendência da adultização precoce
Teoria sobre relações com colegas de trabalho viraliza; entenda
Polícia Civil investiga incêndio em residência de Marechal Deodoro com morte e tentativa de feminicídio
Perdeu a pose: guarda não resiste a cão pedindo carinho
Governador entrega CNH aos primeiros aprovados no Programa CNH do Trabalhador nesta terça-feira (16)
Projeto que proíbe Prefeitura de Maceió de adquirir produtos do MST avança na Câmara
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
