Prefeito institui disciplina de Turismo e Sustentabilidade na Rede Municipal de Japaratinga
Lei foi publicada no Diário Oficial dos Municípios
Japaratinga está se consolidando como um dos principais destinos turísticos do Nordeste e o prefeito José Severino da Silva ‘Déo’ (MDB) agora instituiu a disciplina Turismo e Sustentabilidade na Rede Municipal de Ensino. A lei nº 744/2025 foi aprovada pela Câmara de Vereadores e foi publicada na edição desta sexta-feira (4) do Diário Oficial dos Municípios (DOM).
Pela lei publicada no Diário Oficial, fica instituída, no âmbito do município do Litoral Norte de Alagoas, a disciplina de Turismo e Sustentabilidade, a ser inserida de forma obrigatória no currículo da Rede Municipal de Ensino, em especial nas séries do ensino fundamental e médio.
De acordo com a lei nº 744/2025, a disciplina terá como objetivos principais: promover a conscientização dos estudantes sobre a importância do turismo sustentável para o desenvolvimento local e global; incentivar o respeito e a valorização dos recursos naturais, históricos e culturais do município de Japaratinga; ensinar práticas de preservação ambiental e sustentabilidade voltadas para a atividade turística; e preparar os estudantes para atuarem como cidadãos conscientes, disseminadores de práticas sustentáveis e embaixadores do turismo responsável.
O conteúdo programático da disciplina deverá abordar, no mínimo, os seguintes temas: a importância do turismo para a economia local e global; práticas sustentáveis e seu impacto positivo no meio ambiente; a história e o patrimônio cultural e ambiental de Japaratinga; o impacto ambiental do turismo e estratégias para mitigação; valorização da biodiversidade e das áreas de preservação ambiental; e educação para o turismo inclusivo e responsável.
A implementação da disciplina será coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, que fornecerá apoio técnico, materiais didáticos e formação continuada para os professores.
O gestor da cidade da Costa dos Corais também estabeleceu na lei a possibilidade de parcerias com instituições de ensino, organizações não governamentais, empresas do setor turístico e órgãos públicos, visando ao desenvolvimento e aprimoramento dos conteúdos e atividades da disciplina.
A disciplina Turismo e Sustentabilidade poderá ser ministrada de forma interdisciplinar, integrando conhecimentos de ciências naturais, história, geografia e outras áreas afins. A lei entrou em vigor nesta sexta-feira (4) e a aplicação será gradativa, conforme planejamento elaborado pela Secretaria Municipal de Educação.

Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
