Prefeito reconhece Igreja de Pedra e Festa da Padroeira como patrimônios de Japaratinga
O reconhecimento garante prioridade para acesso a programas de apoio, parcerias, incentivos fiscais e recursos
O prefeito de Japaratinga, José Severino da Silva ‘Déo’ (MDB), reconheceu a ‘Igreja de Pedra’ como Patrimônio Histórico Material do município do Litoral Norte de Alagoas. O gestor também reconheceu a Festa da Padroeira, Nossa Senhora da Candeias, como Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade turística da Costa dos Corais.
A lei nº 745/2025, que reconhece os dois novos patrimônios do destino turístico alagoano, foi publicada na edição de sexta-feira (4) do Diário Oficial dos Municípios (DOM). A proposta foi aprovada pelo Poder Legislativo e sancionada pelo prefeito e agora entrou em vigor.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias ‘Igreja de Pedra’ é um dos símbolos de Japaratinga e tem chamado a atenção de fiéis católicos e de turistas que visitam a praça, que leva o nome da santa, e que fica localizada no bairro Centro.
A Festa da Padroeira Nossa Senhora das Candeias é celebrada anualmente entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro, sendo o dia 2 de fevereiro o auge da festividade. O festejo religioso na cidade litorânea atrai católicos de vários municípios.
O prefeito Déo destacou, na lei, que a Festa da Padroeira tem relevância cultural, histórica e religiosa para a comunidade local e sua contribuição para a preservação das tradições populares. Ele ressaltou que a Igreja de Pedra é símbolo histórico e arquitetônico de grande importância para a identidade cultural e religiosa do município.
Pela lei, a depredação, vandalismo ou qualquer ato que resulte em danos à Igreja de Pedra será considerado crime contra o patrimônio público, nos termos da legislação vigente, sujeitando os responsáveis às penalidades previstas, incluindo multas, reparação dos danos e sanções penais legais.
O reconhecimento previsto na lei confere às iniciativas relacionadas à Festa de Nossa Senhora das Candeias e à Igreja de Pedra prioridade para acesso a programas de apoio, parcerias, incentivos fiscais e recursos que visem à preservação e promoção do patrimônio histórico e cultural.
Veja também
Últimas notícias
Empreendedora transforma desafio familiar em salão de referência em Girau
Polícia Federal indicia 48 investigados por fraudes em descontos no INSS
Marina JHC celebra transformação de paciente atendida pelo Sorriso da Gente
Ex-funcionária é presa suspeita de desviar R$ 43 mil em vale-alimentação
Inmet emite alerta de chuvas intensas para 54 cidades de Alagoas
Motociclista sofre múltiplas fraturas após acidente na Ponte Divaldo Suruagy
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
