Prefeito reconhece Igreja de Pedra e Festa da Padroeira como patrimônios de Japaratinga
O reconhecimento garante prioridade para acesso a programas de apoio, parcerias, incentivos fiscais e recursos
O prefeito de Japaratinga, José Severino da Silva ‘Déo’ (MDB), reconheceu a ‘Igreja de Pedra’ como Patrimônio Histórico Material do município do Litoral Norte de Alagoas. O gestor também reconheceu a Festa da Padroeira, Nossa Senhora da Candeias, como Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade turística da Costa dos Corais.
A lei nº 745/2025, que reconhece os dois novos patrimônios do destino turístico alagoano, foi publicada na edição de sexta-feira (4) do Diário Oficial dos Municípios (DOM). A proposta foi aprovada pelo Poder Legislativo e sancionada pelo prefeito e agora entrou em vigor.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias ‘Igreja de Pedra’ é um dos símbolos de Japaratinga e tem chamado a atenção de fiéis católicos e de turistas que visitam a praça, que leva o nome da santa, e que fica localizada no bairro Centro.
A Festa da Padroeira Nossa Senhora das Candeias é celebrada anualmente entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro, sendo o dia 2 de fevereiro o auge da festividade. O festejo religioso na cidade litorânea atrai católicos de vários municípios.
O prefeito Déo destacou, na lei, que a Festa da Padroeira tem relevância cultural, histórica e religiosa para a comunidade local e sua contribuição para a preservação das tradições populares. Ele ressaltou que a Igreja de Pedra é símbolo histórico e arquitetônico de grande importância para a identidade cultural e religiosa do município.
Pela lei, a depredação, vandalismo ou qualquer ato que resulte em danos à Igreja de Pedra será considerado crime contra o patrimônio público, nos termos da legislação vigente, sujeitando os responsáveis às penalidades previstas, incluindo multas, reparação dos danos e sanções penais legais.
O reconhecimento previsto na lei confere às iniciativas relacionadas à Festa de Nossa Senhora das Candeias e à Igreja de Pedra prioridade para acesso a programas de apoio, parcerias, incentivos fiscais e recursos que visem à preservação e promoção do patrimônio histórico e cultural.
Veja também
Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Havaianas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
