Prefeito reconhece Igreja de Pedra e Festa da Padroeira como patrimônios de Japaratinga
O reconhecimento garante prioridade para acesso a programas de apoio, parcerias, incentivos fiscais e recursos
O prefeito de Japaratinga, José Severino da Silva ‘Déo’ (MDB), reconheceu a ‘Igreja de Pedra’ como Patrimônio Histórico Material do município do Litoral Norte de Alagoas. O gestor também reconheceu a Festa da Padroeira, Nossa Senhora da Candeias, como Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade turística da Costa dos Corais.
A lei nº 745/2025, que reconhece os dois novos patrimônios do destino turístico alagoano, foi publicada na edição de sexta-feira (4) do Diário Oficial dos Municípios (DOM). A proposta foi aprovada pelo Poder Legislativo e sancionada pelo prefeito e agora entrou em vigor.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias ‘Igreja de Pedra’ é um dos símbolos de Japaratinga e tem chamado a atenção de fiéis católicos e de turistas que visitam a praça, que leva o nome da santa, e que fica localizada no bairro Centro.
A Festa da Padroeira Nossa Senhora das Candeias é celebrada anualmente entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro, sendo o dia 2 de fevereiro o auge da festividade. O festejo religioso na cidade litorânea atrai católicos de vários municípios.
O prefeito Déo destacou, na lei, que a Festa da Padroeira tem relevância cultural, histórica e religiosa para a comunidade local e sua contribuição para a preservação das tradições populares. Ele ressaltou que a Igreja de Pedra é símbolo histórico e arquitetônico de grande importância para a identidade cultural e religiosa do município.
Pela lei, a depredação, vandalismo ou qualquer ato que resulte em danos à Igreja de Pedra será considerado crime contra o patrimônio público, nos termos da legislação vigente, sujeitando os responsáveis às penalidades previstas, incluindo multas, reparação dos danos e sanções penais legais.
O reconhecimento previsto na lei confere às iniciativas relacionadas à Festa de Nossa Senhora das Candeias e à Igreja de Pedra prioridade para acesso a programas de apoio, parcerias, incentivos fiscais e recursos que visem à preservação e promoção do patrimônio histórico e cultural.
Veja também
Últimas notícias
Polícia Militar apreende quase um quilômetro de redes de pesca irregular na Lagoa Mundaú
JHC entrega Gigantinhos da Levada e reforça legado para a educação de Maceió
Duas mulheres ficam feridas após caírem de moto no Alto do Cruzeiro, em Arapiraca
Prefeito Theobaldo Cintra celebra inauguração de pavimentação em Major Izidoro
Mais de 28kg de maconha são apreendidos durante abordagem na BR-104, em Rio Largo
JHC anuncia entrega de 152 novos geladões para Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
