Câmara dos Deputados aprova relatório de Alfredo Gaspar no caso Ramagem
É o primeiro pedido de sustação de ação penal requerido por um partido político e aprovado na história da Casa

A Câmara dos Deputados aprovou o relatório do deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil-AL) no SAP 1/2025, que trata da sustação da ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ). O parecer técnico e constitucional do parlamentar alagoano marca um momento histórico: é o primeiro pedido de sustação de ação penal requerido por um partido político e aprovado na história da Casa.
Alfredo Gaspar disse que agiu com muita responsabilidade. “Fui eleito deputado federal pelos serviços prestados no Estado, de forma digna. Quando me foi dada a missão de relatar esse caso, assumi com a responsabilidade de agir conforme a Constituição e a minha consciência”, declarou, ao reafirmar que não analisou a culpabilidade do parlamentar investigado, mas sim a legalidade do processo à luz do artigo 53, parágrafo 3º, da Constituição Federal.
Com mais de 30 anos de trajetória jurídica, o ex-procurador-geral de Justiça e ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas destacou que os requisitos objetivos para a sustação estavam claramente preenchidos. “Mesmo diante da possibilidade de interpretações do Supremo Tribunal Federal, não me furtei da responsabilidade. Cumpri meu papel com firmeza, respeitando o devido processo legal e a independência dos Poderes e, em especial, o que está escrito na Constituição Federal”, disse.
Em sua argumentação, Alfredo Gaspar afirmou que há fortes indícios de que o deputado Ramagem foi incluído na ação penal com o objetivo de atrair os demais investigados para o Supremo Tribunal Federal. “Não poderia silenciar diante do que os autos demonstram. Há suspeitas concretas de perseguição, e minha consciência não me permitiria ignorá-las”, ressaltou.
A aprovação do SAP 1/2025 consolida um precedente institucional relevante para o equilíbrio entre os Poderes e o respeito às garantias constitucionais dos parlamentares. “Hoje é Ramagem. Amanhã pode ser qualquer um. O Parlamento precisa exercer sua autonomia com responsabilidade, firmeza e justiça”, concluiu Alfredo Gaspar.
Durante os debates, o relatório do deputado alagoano, que havia sido aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, foi bastante parabenizado pela forma técnica e coerente com que foi construído. “O relatório brilhante do nosso relator Alfredo Gaspar merece os nossos parabéns. O texto segue a literalidade da Constituição e, por isso, vamos votar para defender o Parlamento. Alfredo Gaspar, você é um dos melhores deputados que temos aqui. Precisamos de mais deputados como você”, falou o deputado Carlos Jordy (PL-RJ).
O deputado Osmar Terra (MDB-RS), destacou que a peça produzida pelo deputado Alfredo Gaspar é uma das melhores análises que ele já teria visto na história da Câmara. “Tenho sete mandatos e é o melhor texto que eu já vi. E tenho orgulho de dizer que eu vivi para ver uma leitura e uma análise como a do deputado Alfredo Gaspar. Tenho muito orgulho de compartilhar essa legislatura com o deputado Alfredo Gaspar”, destacou.
Veja aqui o vídeo:
Veja também
Últimas notícias

'Em Maceió, os Direitos básicos só chegam por ordem judicial', diz Teca Nelma durante sessão

Covid-19: novo estudo sugere que coronavírus surgiu em morcegos

Cabo Bebeto critica homenagem a Margareth Menezes na Assembleia Legislativa de Alagoas
Câmara aprova relatório de Alfredo Gaspar que pode livrar Bolsonaro de ação no STF

Maceió realiza “dia D” de vacinação contra Influenza no próximo sábado (10)

Base governista na Câmara de Maceió apresenta sinais de desgaste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
