Líder quilombola Dandara do Palmares é homenageada com mural em Maragogi

Um mural em memória da líder quilombola “Dandara dos Palmares” foi pintado na entrada do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Maragogi pela artista pernambucana Nathê Ferreira. A arte fez parte da programação da Semana do Núcleo de Estudos Afro-Indígenas (Neabi) - no período de 12 a 16 de maio - que contou ainda com exposição fotográfica de Tervison Araújo, apresentações musicais, declamação de poesias, reflexões sobre racismo e visita à exposição “Travessia”, do autor Izidório Cavalcanti.
A obra intitula: “Descendo Dandara - grafite de Pernambuco na Semana de Atividades do Neabi IFAL Maragogi” teve o incentivo da Fundação Palmares, a qual desenvolve projetos que valorizam e divulgam a arte e cultura negra em âmbito nacional. O mural possui 10 metros de altura pintado com tinta acrílica, visando uma durabilidade de até cinco anos.
Mais que um belo cenário para realização de fotografias, o mural incentiva quem o contempla a refletir acerca de pautas sociais importantes na atualidade: o combate ao racismo e a negação dos direitos às mulheres.
“Quando os alunos produziram o mural e o observaram já pronto, eles pensaram que o racismo estrutural ainda não acabou no Brasil. Eles se percebem nesse debate, de forma especial, as mulheres na arte urbana. Isso é uma problematização que a arte e a educação levantam”, comentou Nathê Ferreira.
A arte-educadora contou que o mural “Descendo Dandara” começou a ser pensado desde 2024 e a criação da pintura iniciou nos últimos dois meses, sendo que a última etapa foi a aprovação da arte pelo Conselho do Campus Maragogi, na quarta-feira (14). “Antes de a gente ser a artista pintora, a gente é produtora, contadora e escritora”, relatou.
Dandara dos Palmares foi uma grande líder quilombola, no Brasil colonial. Era casada com Zumbi dos Palmares, com quem atuou em defesa do Quilombo dos Palmares contra os opressores da época. Também lutava em defesa da população indígena, era uma distint a guerreira e estrategista, além de habilidosa na capoeira. Conheça mais sobre Dandara.

Veja também
Últimas notícias

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre

HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante

Homem é assassinado com golpes de facão em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
