Líder quilombola Dandara do Palmares é homenageada com mural em Maragogi
Um mural em memória da líder quilombola “Dandara dos Palmares” foi pintado na entrada do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Maragogi pela artista pernambucana Nathê Ferreira. A arte fez parte da programação da Semana do Núcleo de Estudos Afro-Indígenas (Neabi) - no período de 12 a 16 de maio - que contou ainda com exposição fotográfica de Tervison Araújo, apresentações musicais, declamação de poesias, reflexões sobre racismo e visita à exposição “Travessia”, do autor Izidório Cavalcanti.
A obra intitula: “Descendo Dandara - grafite de Pernambuco na Semana de Atividades do Neabi IFAL Maragogi” teve o incentivo da Fundação Palmares, a qual desenvolve projetos que valorizam e divulgam a arte e cultura negra em âmbito nacional. O mural possui 10 metros de altura pintado com tinta acrílica, visando uma durabilidade de até cinco anos.
Mais que um belo cenário para realização de fotografias, o mural incentiva quem o contempla a refletir acerca de pautas sociais importantes na atualidade: o combate ao racismo e a negação dos direitos às mulheres.
“Quando os alunos produziram o mural e o observaram já pronto, eles pensaram que o racismo estrutural ainda não acabou no Brasil. Eles se percebem nesse debate, de forma especial, as mulheres na arte urbana. Isso é uma problematização que a arte e a educação levantam”, comentou Nathê Ferreira.
A arte-educadora contou que o mural “Descendo Dandara” começou a ser pensado desde 2024 e a criação da pintura iniciou nos últimos dois meses, sendo que a última etapa foi a aprovação da arte pelo Conselho do Campus Maragogi, na quarta-feira (14). “Antes de a gente ser a artista pintora, a gente é produtora, contadora e escritora”, relatou.
Dandara dos Palmares foi uma grande líder quilombola, no Brasil colonial. Era casada com Zumbi dos Palmares, com quem atuou em defesa do Quilombo dos Palmares contra os opressores da época. Também lutava em defesa da população indígena, era uma distint a guerreira e estrategista, além de habilidosa na capoeira. Conheça mais sobre Dandara.

Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
