Líder quilombola Dandara do Palmares é homenageada com mural em Maragogi
Um mural em memória da líder quilombola “Dandara dos Palmares” foi pintado na entrada do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Maragogi pela artista pernambucana Nathê Ferreira. A arte fez parte da programação da Semana do Núcleo de Estudos Afro-Indígenas (Neabi) - no período de 12 a 16 de maio - que contou ainda com exposição fotográfica de Tervison Araújo, apresentações musicais, declamação de poesias, reflexões sobre racismo e visita à exposição “Travessia”, do autor Izidório Cavalcanti.
A obra intitula: “Descendo Dandara - grafite de Pernambuco na Semana de Atividades do Neabi IFAL Maragogi” teve o incentivo da Fundação Palmares, a qual desenvolve projetos que valorizam e divulgam a arte e cultura negra em âmbito nacional. O mural possui 10 metros de altura pintado com tinta acrílica, visando uma durabilidade de até cinco anos.
Mais que um belo cenário para realização de fotografias, o mural incentiva quem o contempla a refletir acerca de pautas sociais importantes na atualidade: o combate ao racismo e a negação dos direitos às mulheres.
“Quando os alunos produziram o mural e o observaram já pronto, eles pensaram que o racismo estrutural ainda não acabou no Brasil. Eles se percebem nesse debate, de forma especial, as mulheres na arte urbana. Isso é uma problematização que a arte e a educação levantam”, comentou Nathê Ferreira.
A arte-educadora contou que o mural “Descendo Dandara” começou a ser pensado desde 2024 e a criação da pintura iniciou nos últimos dois meses, sendo que a última etapa foi a aprovação da arte pelo Conselho do Campus Maragogi, na quarta-feira (14). “Antes de a gente ser a artista pintora, a gente é produtora, contadora e escritora”, relatou.
Dandara dos Palmares foi uma grande líder quilombola, no Brasil colonial. Era casada com Zumbi dos Palmares, com quem atuou em defesa do Quilombo dos Palmares contra os opressores da época. Também lutava em defesa da população indígena, era uma distint a guerreira e estrategista, além de habilidosa na capoeira. Conheça mais sobre Dandara.

Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
