IMA e Batalhão Ambiental flagram abate clandestino de carne em São Luís do Quitunde
No local, foram constatados crimes de maus-tratos a animais e poluição ambiental

Uma operação de fiscalização realizada pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), resultou na autuação de um abatedouro clandestino no município de São Luís do Quitunde, onde foram identificadas graves infrações ambientais e sanitárias. A ação ocorreu na quinta- feira (5) e uma pessoa foi presa.
Durante a vistoria, a equipe técnica do IMA constatou maus-tratos a bovinos, descarte irregular de resíduos do abate e o armazenamento inadequado das carcaças às margens do rio Santo Antônio. Também foi verificado o lançamento de efluentes diretamente no rio, agravando a poluição do recurso hídrico e colocando em risco a biodiversidade local.
A ação resultou na lavratura de seis autos de infração. Três deles foram motivados pelos maus-tratos aos animais, um pelo funcionamento de abatedouro sem a devida autorização ambiental, outro pelo lançamento de efluentes no rio Santo Antônio e o último, pelo acondicionamento inadequado das carcaças, que estavam depositadas em local impróprio, às margens do rio.

O Batalhão de Polícia Ambiental também lavrou três Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) relacionados aos maus-tratos. Também foi realizada uma prisão em flagrante pelo abate ilegal e o descarte e armazenamento irregulares, além da poluição . O responsável pelo local foi conduzido à Central de Interdição e Segurança Pública (Cisp), no município de Matriz de Camaragibe, para os devidos procedimentos legais.
O superintendente de Controle Ambiental e Sustentabilidade do IMA, Paulo Freire, reforçou o papel do órgão na fiscalização de práticas que impactam diretamente o meio ambiente e os animais. “A responsabilidade do IMA é atuar com firmeza diante de situações que causam danos significativos ao meio ambiente e à vida dos animais. Abates clandestinos, além de representarem risco à saúde pública, provocam contaminação de corpos hídricos e sofrimento animal. A fiscalização ambiental tem um papel essencial na proteção dos nossos recursos naturais e no enfrentamento aos crimes ambientais”, afirmou Freire.

O superintendente acrescenta ainda que ações como essa garantem uma melhor qualidade de vida à população, ao evitar o consumo de produtos potencialmente contaminados, além de contribuírem para a preservação da qualidade ambiental.
O IMA reforça que denúncias de crimes ambientais podem ser feitas de forma anônima por meio do aplicativo IMA Denuncie. O Batalhão também atende denúncias pelos telefones (82) 98833-5879, 190, 181, Copom BPA: (82) 98752-2195 ou por e-mail [email protected].
Veja também
Últimas notícias

Homem é preso após tentativa de homicídio e invasão de residência em Maceió

Homem é assassinado a tiros em bar na Jacarecica, em Maceió

Homem é baleado em tentativa de homicídio e socorrido pelo Samu no bairro da Jaqueira, em Maceió

Vítima de tiroteio no Tabuleiro dos Martins morre no Hospital Geral do Estado

Sesau encerra Setembro Amarelo, Verde e Vermelho com ação na orla de Maceió

1º Passeio Ciclístico Detran-AL reúne mais de mil pessoas por um trânsito seguro
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
