MPF recomenda fechamento de mirante turístico em Japaratinga por risco de desabamento
Local funciona em área com risco de deslizamento e está em terreno da União ocupado sem autorização
O Ministério Público Federal (MPF) informou nesta segunda-feira (9) que recomendou o fechamento de um mirante turístico, em Japaratinga, no Litoral Norte de Alagoas, até que obras estruturais sejam realizadas. De acordo com o MPF, o equipamento hoje apresenta riscos à vida de visitantes e funciona em área federal ocupada irregularmente. A recomendação foi enviada à Prefeitura, a responsáveis pela exploração comercial do espaço e ao Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).
Segundo laudos da Defesa Civil Estadual, o local, que fica às margens da Praia de Japaratinga, está situado em uma encosta com erosão acentuada, risco de deslizamento e sem proteção adequada, como guarda-corpos. Apesar disso, o mirante continua recebendo turistas. Um ponto comercial vizinho, que já havia sido interditado por segurança, seguia sendo usado como vitrine e depósito.
O MPF deu prazo de 15 dias para que a Prefeitura de Japaratinga isole completamente a área, impedindo o acesso de pessoas e veículos. Também recomendou que os responsáveis comerciais interrompam qualquer uso do espaço até que sejam feitas obras de contenção e segurança e que a ocupação da área seja regularizada junto à Secretaria do Patrimônio da União (SPU), já que se trata de Terreno de Marinha, pertencente à União.
Além disso, o IMA deve suspender a emissão ou renovação de licenças ambientais para atividades na área até que os problemas estruturais sejam resolvidos.
Entenda — O MPF investiga a situação desde 2022. Relatórios da Defesa Civil apontam que, além da instabilidade do solo e da erosão natural da barreira onde o mirante está instalado, há registros de crateras, rachaduras no piso e falhas na contenção da encosta. Chuvas intensas, infiltrações e o avanço do mar agravam o risco de novos deslizamentos.
Mesmo com alertas anteriores, nenhuma obra foi feita até agora. Em maio de 2025, uma vistoria da Defesa Civil confirmou a permanência dos riscos e a circulação de turistas no local, o que levou à emissão desta recomendação.
A recomendação foi encaminhada também à Defesa Civil Estadual e à SPU para fiscalização e acompanhamento. Os responsáveis têm 10 dias para informar se pretendem cumprir as medidas. Caso contrário, poderão responder por omissão.

Veja também
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
