Greta Thunberg é deportada de Israel para a Suécia, diz governo israelense
Ativista estava em embarcação Madleen, que levaria ajuda humanitária à Faixa de Gaza e foi interceptada por Israel no domingo
A ativista Greta Thunberg foi deportada de Israel nesta terça-feira (10), após a embarcação em que ela estava a caminho da Faixa de Gaza ter sido interceptada por Israel.
Segundo o Ministério de Relações Exteriores israelense, Greta foi colocada nesta manhã em um voo no aeroporto Ben Gurion, de Tel Aviv, com destino à Suécia, país de origem da ativista. O voo, ainda segundo o ministério, fará escala na França.
A ativistas e seus representantes ainda não haviam se pronunciado sobre a deportação até a última atualização desta reportagem.
Na noite de segunda-feira (9), Israel anunciou que os 12 ativistas que estavam a bordo do barco "Madleen" haviam sido levados ao aeroporto de Tel Aviv, de onde seriam deportados para seus respectivos países.
Na ocasião, o governo israelense ameaçou levar à Justiça ativistas que se negassem a serem deportados. "Quem se negar a assinar os documentos de deportação e sair de Israel será levado à autoridade judicial", diz a publicação.
A embarcação foi interceptada por forças de Israel. Os ativistas afirmavam que estava a caminho da Faixa de Gaza para levar ajuda humanitária.
A embarcação foi levada ao porto de Ashdod, em Israel, escoltada por navios da Marinha israelense. Os ativistas passaram por exames médicos, segundo o Ministério das Relações Exteriores israelense.
A viagem do grupo foi organizada pela Freedom Flotilla Coalition. No domingo (8), a equipe da embarcação afirmou que estava sob ataque, que o barco tinha sido cercado por drones e que militares israelenses subiram a bordo.
Segundo os organizadores, o navio levava fórmulas infantis, alimentos e suprimentos médicos. Já o governo de Israel afirma que a quantidade de ajuda a bordo era mínima, inferior à carga de um caminhão.
O governo também afirmou que todos os ativistas serão enviados de volta a seus países de origem.
Últimas notícias
Orçamento de 2026 precisa de R$ 20 bi para ser fechado, diz Haddad
Lula: enfrentamento à violência contra mulher é prioridade na agenda
Terras indígenas: STF tem placar de 4 votos a 0 contra marco temporal
Garotinho pede reforço de escolta após dizer que “prendeu todo o CV”
Chefe de gabinete diz que Trump tem “personalidade de alcoólatra”
Deputado Fabio Costa denuncia suspeitas de corrupção na Saúde de Alagoas após operação da PF
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
