Restituição do Imposto de Renda: consulta ao terceiro lote está liberada
Pagamento será realizado no dia 31 de julho, diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração
A Receita Federal liberou nesta quinta-feira (24) a consulta ao terceiro lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) de 2025. O lote inclui também restituições residuais de exercícios anteriores.
Ao todo, mais de 7,2 milhões de contribuintes serão contemplados, totalizando um volume de crédito superior a R$ 10 bilhões.
O pagamento será realizado no dia 31 de julho, diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração.
Segundo a Receita, R$ 557,7 milhões desse total estão destinados a contribuintes com prioridade legal, como idosos, pessoas com deficiência e professores.
Confira a distribuição entre os grupos prioritários:
15.988 contribuintes com mais de 80 anos;
83.575 com idade entre 60 e 79 anos;
11.298 pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave;
35.315 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério.
Além disso, cerca de 6,3 milhões de contribuintes que não se enquadram nas prioridades legais, mas que optaram pela declaração pré-preenchida ou indicaram Pix como forma de recebimento, também foram contemplados.
Outros 755.978 contribuintes fora desses critérios completam o grupo de restituições do terceiro lote.
Como fazer a consulta?
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar:
O site da Receita Federal: www.gov.br/receitafederal
O portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), usando a conta gov.br;
O aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível para celulares e tablets (Android e iOS).
No portal, é possível consultar o extrato completo da declaração, verificar pendências e retificar a declaração, caso algum erro tenha sido identificado.
O que fazer se o pagamento não for realizado?
A restituição será creditada exclusivamente na conta informada na declaração, e a Receita alerta que o pagamento só será feito se a conta for de titularidade do contribuinte.
Caso o depósito não seja concluído por erro nos dados ou problema bancário, o valor ficará disponível para reagendamento por até um ano no Banco do Brasil.
O reagendamento pode ser feito:
Pelo portal do BB: www.bb.com.br
Pela Central de Atendimento:
4004-0001 (capitais)
0800-729-0001 (outras localidades)
0800-729-0088 (exclusivo para pessoas com deficiência auditiva)
Para reagendar o crédito, é necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração.
Caso o contribuinte não resgate o valor no prazo de um ano, será necessário fazer uma nova solicitação por meio do e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda” e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Veja também
Últimas notícias
Ação do prefeito Ronaldo Lopes reduz pela metade taxas anuais para taxistas e mototaxistas de Penedo
Charles Pacheco participa de Marcha Municipalista em busca de avanços para São Sebastião
Conselho Tutelar reage após ser acusado de omissão por youtuber de 16 anos
Hemoal realiza cadastro para doação de medula óssea no Ifal do Benedito Bentes
Obras de drenagem e pavimentação avançam na comunidade Sabiá, em Palmeira dos Índios
Reação de Sérgio Moro à fala de Flávio Bolsonaro sobre encontro com Daniel Vorcaro repercute nas redes sociais
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
