Restituição do Imposto de Renda: consulta ao terceiro lote está liberada
Pagamento será realizado no dia 31 de julho, diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração
A Receita Federal liberou nesta quinta-feira (24) a consulta ao terceiro lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) de 2025. O lote inclui também restituições residuais de exercícios anteriores.
Ao todo, mais de 7,2 milhões de contribuintes serão contemplados, totalizando um volume de crédito superior a R$ 10 bilhões.
O pagamento será realizado no dia 31 de julho, diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração.
Segundo a Receita, R$ 557,7 milhões desse total estão destinados a contribuintes com prioridade legal, como idosos, pessoas com deficiência e professores.
Confira a distribuição entre os grupos prioritários:
15.988 contribuintes com mais de 80 anos;
83.575 com idade entre 60 e 79 anos;
11.298 pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave;
35.315 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério.
Além disso, cerca de 6,3 milhões de contribuintes que não se enquadram nas prioridades legais, mas que optaram pela declaração pré-preenchida ou indicaram Pix como forma de recebimento, também foram contemplados.
Outros 755.978 contribuintes fora desses critérios completam o grupo de restituições do terceiro lote.
Como fazer a consulta?
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar:
O site da Receita Federal: www.gov.br/receitafederal
O portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), usando a conta gov.br;
O aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível para celulares e tablets (Android e iOS).
No portal, é possível consultar o extrato completo da declaração, verificar pendências e retificar a declaração, caso algum erro tenha sido identificado.
O que fazer se o pagamento não for realizado?
A restituição será creditada exclusivamente na conta informada na declaração, e a Receita alerta que o pagamento só será feito se a conta for de titularidade do contribuinte.
Caso o depósito não seja concluído por erro nos dados ou problema bancário, o valor ficará disponível para reagendamento por até um ano no Banco do Brasil.
O reagendamento pode ser feito:
Pelo portal do BB: www.bb.com.br
Pela Central de Atendimento:
4004-0001 (capitais)
0800-729-0001 (outras localidades)
0800-729-0088 (exclusivo para pessoas com deficiência auditiva)
Para reagendar o crédito, é necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração.
Caso o contribuinte não resgate o valor no prazo de um ano, será necessário fazer uma nova solicitação por meio do e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda” e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
