Nova captação de órgãos no Hospital Regional do Norte beneficia cinco pacientes
Doação autorizada por família de paciente com morte encefálica permite salvar e transformar vidas
Mais famílias puderam ter a vida transformada por meio da doação de órgãos realizada nesta terça-feira (29), no Hospital Regional do Norte (HRN), localizado em Porto Calvo. A unidade, que é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou uma nova captação de múltiplos órgãos, graças à autorização da família de um paciente de 51 anos, que teve morte encefálica após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
A doação resultou na disponibilização de um fígado, duas córneas e dois rins para transplante, possibilitando que cinco pessoas da fila nacional tivessem uma nova chance de vida.
“A esposa de um paciente do HRN, que infelizmente veio a óbito, em um ato de imensa generosidade, autorizou a doação de seus órgãos. Essa decisão foi muito importante porque, graças a ela, outras famílias não precisarão passar pela mesma dor e terão a oportunidade de recomeçar suas vidas”, destacou o médico intensivista Jairo Xavier.
Avanço nos transplantes em Alagoas
A coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, reforça a importância do consentimento familiar para que as doações aconteçam. “É muito importante que as pessoas se conscientizem em relação à doação de órgãos e conversem sobre isso ainda em vida, porque somente a família pode autorizar a doação. Esse ato de amor e de generosidade infinita é o verdadeiro milagre da vida”, explicou.
De acordo com os dados da Central de Transplantes, o número de procedimentos realizados em Alagoas tem crescido. Em 2023, foram feitos 96 transplantes: 86 de córneas, três de rins e sete de fígado. Em 2024, esse número já subiu para 171: 141 córneas, 14 rins, 14 fígados e dois corações. Só neste ano, já foram contabilizados 67 transplantes – 39 de córneas, 16 de rins, 10 de fígado e dois de coração.
Lista de espera
Apesar dos avanços, a fila por transplantes em Alagoas ainda é expressiva. Atualmente, 586 pessoas aguardam por um órgão: três pacientes esperam por um novo coração, 17 por um rim, sete por um fígado e 559 por uma córnea.
Últimas notícias
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
