Nova captação de órgãos no Hospital Regional do Norte beneficia cinco pacientes
Doação autorizada por família de paciente com morte encefálica permite salvar e transformar vidas
Mais famílias puderam ter a vida transformada por meio da doação de órgãos realizada nesta terça-feira (29), no Hospital Regional do Norte (HRN), localizado em Porto Calvo. A unidade, que é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou uma nova captação de múltiplos órgãos, graças à autorização da família de um paciente de 51 anos, que teve morte encefálica após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
A doação resultou na disponibilização de um fígado, duas córneas e dois rins para transplante, possibilitando que cinco pessoas da fila nacional tivessem uma nova chance de vida.
“A esposa de um paciente do HRN, que infelizmente veio a óbito, em um ato de imensa generosidade, autorizou a doação de seus órgãos. Essa decisão foi muito importante porque, graças a ela, outras famílias não precisarão passar pela mesma dor e terão a oportunidade de recomeçar suas vidas”, destacou o médico intensivista Jairo Xavier.
Avanço nos transplantes em Alagoas
A coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, reforça a importância do consentimento familiar para que as doações aconteçam. “É muito importante que as pessoas se conscientizem em relação à doação de órgãos e conversem sobre isso ainda em vida, porque somente a família pode autorizar a doação. Esse ato de amor e de generosidade infinita é o verdadeiro milagre da vida”, explicou.
De acordo com os dados da Central de Transplantes, o número de procedimentos realizados em Alagoas tem crescido. Em 2023, foram feitos 96 transplantes: 86 de córneas, três de rins e sete de fígado. Em 2024, esse número já subiu para 171: 141 córneas, 14 rins, 14 fígados e dois corações. Só neste ano, já foram contabilizados 67 transplantes – 39 de córneas, 16 de rins, 10 de fígado e dois de coração.
Lista de espera
Apesar dos avanços, a fila por transplantes em Alagoas ainda é expressiva. Atualmente, 586 pessoas aguardam por um órgão: três pacientes esperam por um novo coração, 17 por um rim, sete por um fígado e 559 por uma córnea.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
