Nova captação de órgãos no Hospital Regional do Norte beneficia cinco pacientes
Doação autorizada por família de paciente com morte encefálica permite salvar e transformar vidas
Mais famílias puderam ter a vida transformada por meio da doação de órgãos realizada nesta terça-feira (29), no Hospital Regional do Norte (HRN), localizado em Porto Calvo. A unidade, que é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou uma nova captação de múltiplos órgãos, graças à autorização da família de um paciente de 51 anos, que teve morte encefálica após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
A doação resultou na disponibilização de um fígado, duas córneas e dois rins para transplante, possibilitando que cinco pessoas da fila nacional tivessem uma nova chance de vida.
“A esposa de um paciente do HRN, que infelizmente veio a óbito, em um ato de imensa generosidade, autorizou a doação de seus órgãos. Essa decisão foi muito importante porque, graças a ela, outras famílias não precisarão passar pela mesma dor e terão a oportunidade de recomeçar suas vidas”, destacou o médico intensivista Jairo Xavier.
Avanço nos transplantes em Alagoas
A coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, reforça a importância do consentimento familiar para que as doações aconteçam. “É muito importante que as pessoas se conscientizem em relação à doação de órgãos e conversem sobre isso ainda em vida, porque somente a família pode autorizar a doação. Esse ato de amor e de generosidade infinita é o verdadeiro milagre da vida”, explicou.
De acordo com os dados da Central de Transplantes, o número de procedimentos realizados em Alagoas tem crescido. Em 2023, foram feitos 96 transplantes: 86 de córneas, três de rins e sete de fígado. Em 2024, esse número já subiu para 171: 141 córneas, 14 rins, 14 fígados e dois corações. Só neste ano, já foram contabilizados 67 transplantes – 39 de córneas, 16 de rins, 10 de fígado e dois de coração.
Lista de espera
Apesar dos avanços, a fila por transplantes em Alagoas ainda é expressiva. Atualmente, 586 pessoas aguardam por um órgão: três pacientes esperam por um novo coração, 17 por um rim, sete por um fígado e 559 por uma córnea.
Últimas notícias
Colisão entre duas motocicletas deixa ferido no povoado Tigui, em Arapiraca
Muda de Ipê recém plantada é furtada no novo Mirante da Santa Amélia, em Maceió
DMTT reordena circulação veículos pesados no entorno do Mercado da Produção
Cabo Bebeto é o único parlamentar estadual de Alagoas presente em caminhada rumo a Brasília
Maragofé 2026 inicia nesta quinta-feira (22) com muita evangelização no Litoral Norte
Renan Filho cumpre agenda em Maceió e acompanha cerimônia do Minha Casa, Minha Vida com Lula
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
