Corregedoria de Justiça inspeciona cartórios do Litoral Norte de Alagoas
Atividades foram cumpridas pela juíza auxiliar Laila Kerckhoff
Dois cartórios extrajudiciais do Litoral Norte de Alagoas foram inspecionados pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL), nesta quinta-feira (31). As visitas nos municípios de Maragogi e São Luís do Quitunde tiveram como foco a análise da estrutura das unidades, além da orientação às delegatárias e aos funcionários sobre os normativos vigentes e a importância da alimentação adequada dos sistemas eletrônicos dos cartórios, para o andamento regular de procedimentos.
Segundo a juíza auxiliar Laila Kerckhoff, que coordenou as inspeções, as atividades têm como principal finalidade a fiscalização do cumprimento das normativas federais e locais aplicáveis à atividade notarial e registral. “Trata-se de uma prática estratégica da Corregedoria-Geral da Justiça, que busca, ao lado dos delegatários, identificar boas práticas, corrigir eventuais desconformidades e estabelecer os melhores parâmetros para a prestação dos serviços extrajudiciais à sociedade reafirmando, assim, o compromisso institucional com a eficiência, regularidade e qualidade dos serviços ofertados à população”, ratificou a magistrada.
Natural de Recife (PE), a delegatária Vanessa Meneses Duarte já atuava na área cartorária no interior do Pará. Aprovada no último concurso realizado em Alagoas, ela optou pelo 1º Ofício de Notas e Registro de Imóveis de Maragogi e destacou que retornar ao Nordeste representou, para ela, uma verdadeira volta para casa. “Tem sido bastante desafiador, pela adaptação da atividade e a quebra de paradigmas anteriores que todo concurso traz com a chegada de novos concursados, mas confesso que já vejo uma luz no fim do túnel e percebo que as coisas estão se encaminhando e que vão dar certo”, disse.
Vanessa ressaltou que as inspeções são imprescindíveis para as unidades cartorárias, uma vez que objetivam garantir celeridade aos serviços prestados à sociedade. Ela também afirmou que tem interesse em realizar audiências de mediação e conciliação, uma possibilidade garantida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “A vinda da Corregedoria foi importante para entendermos a visão e os objetivos que ela espera da gente. Também foi uma ocasião oportuna para esclarecermos, com a Dra. Laila, de diversas dúvidas sobre o funcionamento dos sistemas eletrônicos e sobre as obrigações que devemos cumprir”, concluiu.
No 1º Ofício de Notas, Registros de Imóveis e de Títulos e Documentos de São Luís do Quitunde, o diálogo foi estabelecido com a interina substituta Izabel Monteiro, para que as determinações da Corregedoria também sejam cumpridas em tempo hábil. “Acho importantíssima a inspeção, principalmente pela dinâmica e pelos esclarecimentos quanto às nossas dificuldades diárias. Isso ajuda o cartório a prestar um serviço melhor para a população”, comentou, ao ressaltar que está à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Veja também
Últimas notícias
Cibele Moura volta a cobrar leis mais rigorosas, após assédio filmado contra menina de 11 anos em Maceió
GO: secretário de prefeitura mata filhos e tira a própria vida
Vorcaro teria relatado pagamento de R$ 20 milhões à empresa de Toffoli
Lula x Bolsonaro: disputa pelo Senado em AL reflete polarização nacional
Arthur Lira prepara ato político para lançar pré-candidatura ao Senado
Estratégia de Renan é levar decisão sobre vice de Lula para Convenção do MDB
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
