Justiça

Corregedoria de Justiça inspeciona cartórios do Litoral Norte de Alagoas

Atividades foram cumpridas pela juíza auxiliar Laila Kerckhoff

Por 7Segundos, com Assessoria 01/08/2025 14h02
Corregedoria de Justiça inspeciona cartórios do Litoral Norte de Alagoas
Juíza Laila Kerckhoff, durante inspeção ao 1º Ofício de Notas e Registro de Imóveis de Maragogi - Foto: Niel Rodrigues

Dois cartórios extrajudiciais do Litoral Norte de Alagoas foram inspecionados pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL), nesta quinta-feira (31). As visitas nos municípios de Maragogi e São Luís do Quitunde tiveram como foco a análise da estrutura das unidades, além da orientação às delegatárias e aos funcionários sobre os normativos vigentes e a importância da alimentação adequada dos sistemas eletrônicos dos cartórios, para o andamento regular de procedimentos.

Segundo a juíza auxiliar Laila Kerckhoff, que coordenou as inspeções, as atividades têm como principal finalidade a fiscalização do cumprimento das normativas federais e locais aplicáveis à atividade notarial e registral. “Trata-se de uma prática estratégica da Corregedoria-Geral da Justiça, que busca, ao lado dos delegatários, identificar boas práticas, corrigir eventuais desconformidades e estabelecer os melhores parâmetros para a prestação dos serviços extrajudiciais à sociedade reafirmando, assim, o compromisso institucional com a eficiência, regularidade e qualidade dos serviços ofertados à população”, ratificou a magistrada.

Natural de Recife (PE), a delegatária Vanessa Meneses Duarte já atuava na área cartorária no interior do Pará. Aprovada no último concurso realizado em Alagoas, ela optou pelo 1º Ofício de Notas e Registro de Imóveis de Maragogi e destacou que retornar ao Nordeste representou, para ela, uma verdadeira volta para casa. “Tem sido bastante desafiador, pela adaptação da atividade e a quebra de paradigmas anteriores que todo concurso traz com a chegada de novos concursados, mas confesso que já vejo uma luz no fim do túnel e percebo que as coisas estão se encaminhando e que vão dar certo”, disse.

Vanessa ressaltou que as inspeções são imprescindíveis para as unidades cartorárias, uma vez que objetivam garantir celeridade aos serviços prestados à sociedade. Ela também afirmou que tem interesse em realizar audiências de mediação e conciliação, uma possibilidade garantida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “A vinda da Corregedoria foi importante para entendermos a visão e os objetivos que ela espera da gente. Também foi uma ocasião oportuna para esclarecermos, com a Dra. Laila, de diversas dúvidas sobre o funcionamento dos sistemas eletrônicos e sobre as obrigações que devemos cumprir”, concluiu.

No 1º Ofício de Notas, Registros de Imóveis e de Títulos e Documentos de São Luís do Quitunde, o diálogo foi estabelecido com a interina substituta Izabel Monteiro, para que as determinações da Corregedoria também sejam cumpridas em tempo hábil. “Acho importantíssima a inspeção, principalmente pela dinâmica e pelos esclarecimentos quanto às nossas dificuldades diárias. Isso ajuda o cartório a prestar um serviço melhor para a população”, comentou, ao ressaltar que está à disposição para quaisquer esclarecimentos.