Advogado de Bolsonaro diz que asilo na Argentina foi 'sugestão' e que ex-presidente descartou
Paulo Cunha Bueno afirmou que Bolsonaro recebeu a proposta de pedir asilo na Argentina em fevereiro de 2024, mas descartou a ideia.
O advogado Paulo Cunha Bueno disse nesta quinta-feira (21) que Jair Bolsonaro (PL) recebia “todo tipo de sugestão” e que o pedido de asilo na Argentina, encontrado pela Polícia Federal (PF), foi uma dessas — ele não soube precisar de quem foi a sugestão.
Bueno disse que a sugestão ocorreu em fevereiro de 2024, e foi descartada por Bolsonaro.
“Muita gente mandava muita coisa para ele. Todo tipo de sugestão. Alguém mandou para ele o pedido de asilo em fevereiro de 2024- podia ter ido, mas não foi. Ele não quis, não estava em prisão domiciliar, nem tinha tornozeleira. Teria condições de se evadir e não se evadiu”.
Segundo os investigadores da PF, foi encontrado no celular do ex-presidente um arquivo editável, sem data nem assinatura, em que se pedia asilo em caráter de urgência.
De acordo com a PF, o documento mostra que, desde fevereiro de 2024, Bolsonaro articulava alternativas para fugir do país e evitar a aplicação da lei penal. A avaliação dos investigadores é que a iniciativa estava relacionada às apurações sobre a tentativa de golpe de Estado.
Documento no celular e autoria ligada à família Bolsonaro
O relatório da PF detalha que os metadados do arquivo de 33 páginas atribuem a criação e a última edição a um usuário identificado como “Fernanda Bolsonaro”. Para os investigadores, trata-se de Fernanda Antunes Figueira Bolsonaro, nora do ex-presidente e esposa do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Além disso, os policiais lembram que, dois meses antes da última edição do documento, Jair Bolsonaro informou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que viajaria para a Argentina entre 7 e 11 de dezembro de 2023. Para a PF, os elementos indicam que ele mantinha em mãos um instrumento que poderia viabilizar sua evasão para o país vizinho.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
