Prefeitura de Porto de Pedras acompanha situação dos peixes-bois
Recinto de aclimatização foi desativado temporariamente no município
A Prefeitura de Porto de Pedras emitiu uma nota oficial nesta terça-feira (26) informando que acompanha a situação envolvendo a situação dos dois peixes-bois marinhos que morreram nesta semana na cidade do Litoral Norte de Alagoas. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou que o recinto de aclimatização dos animais foi desativado temporariamente. Além disso, outra espécie apresentou estado clinico grave e precisou ser transferido para Itamaracá-PE. O órgão ambiental suspeita de poluição química da água.
A gestão do prefeito Allan de Jesus (MDB) ressaltou que desde o registro do adoecimento as equipes da prefeitura, juntamente com outros órgãos, monitoram a situação dos animais, prestando os devidos cuidados.
A prefeitura também destacou que que os passeios de visitação aos peixes-bois, realizados no Rio Tatuamunha, seguem acontecendo normalmente. A gestão também informou que mantém o compromisso permanente com a preservação dos peixes-bois e a conservação em todo o território do município.
Confira na íntegra a nota da prefeitura:
NOTA OFICIAL - PREFEITURA DE PORTO DE PEDRAS
A Prefeitura de Porto de Pedras, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informa que acompanha a situação envolvendo dois peixes-bois marinhos que vieram a óbito nesta semana.
Desde o primeiro registro de adoecimento, as equipes técnicas da Prefeitura, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Biota de Conservação, atuaram no monitoramento dos animais, prestando os devidos cuidados.
A causa das mortes ainda está sendo investigada e somente será confirmada após a conclusão dos exames de necropsia que estão em andamento.
É importante destacar que os passeios de visitação aos peixes-bois, realizados no Rio Tatuamunha, seguem acontecendo normalmente. A atividade, que é referência no turismo, continua sendo uma oportunidade segura e responsável para que visitantes conheçam de perto esses animais em seu habitat natural, fortalecendo a conservação e gerando renda sustentável para a comunidade local.
Assim que os laudos forem concluídos, a Prefeitura vai adotar as medidas necessárias, em conjunto com os órgãos ambientais competentes, para garantir a proteção da espécie e a segurança do habitat natural.
A gestão municipal reforça que mantém um compromisso permanente com a preservação dos peixes-bois e a conservação em todo o território do município, reconhecidos como patrimônios naturais e cultural de Porto de Pedras.
Veja também
Últimas notícias
Petrolífera dos EUA diz a Trump que investir na Venezuela é “inviável”
Incêndios florestais destroem 5.500 hectares na Patagônia argentina
EUA realiza ataques áereos em “larga escala” na Síria
Da aventura ao desespero: relembre casos de brasileiros em trilhas de alto risco
Secretários de segurança pedem criação do Ministério da Segurança Pública
Criança quase é atingida por moto aquática na Praia Barra Grande, em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
