Recinto do peixe-boi em Porto de Pedras é desativado após morte de dois animais
Outra espécie apresentou estado clinico grave
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou na manhã desta terça-feira (26) que o recinto de aclimatização de peixe-bois marinhos foi temporariamente desativado no município de Porto de Pedras após a morte de dois animais nesta semana. Uma outra espécie apresentou estado clinico grave e precisou ser transferido para a base avançada do CMA/ICMBio em Itamaracá, Pernambuco. O órgão ambiental suspeita de poluição química da água.
De acordo com o ICMBio, os peixes-bois Netuno e Paty vieram a óbito no recinto de Porto de Pedras e um terceiro animal chamado Assú, apresentou um quadro clínico grave. Ele precisou transferido para a base de Itamaracá, onde está recebendo cuidados intensivos.
O órgão ambiental investiga o caso. “Ainda não há confirmação das causas dessas ocorrências, mas suspeita-se de possível contaminação ambiental, como poluição química da água. Por isso, o recinto de Porto de Pedras foi temporariamente desativado como medida de precaução e já estão em curso investigações minuciosas para esclarecer os fatos”, traz um trecho da nota.
Segundo o ICMBio, a base avançada do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio) em Porto de Pedras, foi criada no ano de 2015 com o propósito de proteger e recuperar a população de peixes-bois marinhos, uma das espécies mais ameaçadas da nossa fauna. Desde a instalação do recinto de aclimatação foram realizadas 38 das 50 solturas de peixes-bois marinhos devolvidos para natureza pelo Governo Federal e foi onde houve 20 nascimentos desta espécie.
Em nota, a Prefetura de Porto de Pedras informou que acompanha a situação.
NOTA OFICIAL - PREFEITURA DE PORTO DE PEDRAS
A Prefeitura de Porto de Pedras, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informa que acompanha a situação envolvendo dois peixes-bois marinhos que vieram a óbito nesta semana.
Desde o primeiro registro de adoecimento, as equipes técnicas da Prefeitura, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Biota de Conservação, atuaram no monitoramento dos animais, prestando os devidos cuidados.
A causa das mortes ainda está sendo investigada e somente será confirmada após a conclusão dos exames de necropsia que estão em andamento.
É importante destacar que os passeios de visitação aos peixes-bois, realizados no Rio Tatuamunha, seguem acontecendo normalmente. A atividade, que é referência no turismo, continua sendo uma oportunidade segura e responsável para que visitantes conheçam de perto esses animais em seu habitat natural, fortalecendo a conservação e gerando renda sustentável para a comunidade local.
Assim que os laudos forem concluídos, a Prefeitura vai adotar as medidas necessárias, em conjunto com os órgãos ambientais competentes, para garantir a proteção da espécie e a segurança do habitat natural.
A gestão municipal reforça que mantém um compromisso permanente com a preservação dos peixes-bois e a conservação em todo o território do município, reconhecidos como patrimônios naturais e cultural de Porto de Pedras.
Nota Oficial – CMA/ICMBio
A base avançada do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio) em Porto de Pedras, Alagoas, foi criada com um propósito muito claro: proteger e recuperar a população de peixes-bois marinhos, uma das espécies mais ameaçadas da nossa fauna. Desde a instalação do recinto de aclimatação foram realizadas 38 das 50 solturas de peixes-bois marinhos devolvidos para natureza pelo Governo Federal e foi onde houve 20 nascimentos desta espécie. Estes são números significativos para a conservação do peixe-boi marinho no Brasil.
Esse esforço é fruto da dedicação do CMA/ICMBio em parceria com a Associação Peixe-Boi e tantos outros colaboradores históricos igualmente comprometidos com essa causa.
Infelizmente, nesta semana, enfrentamos uma perda dolorosa: os peixes-bois Netuno e Paty vieram a óbito no recinto de Porto de Pedras. Um terceiro animal, chamado Assú, apresentou um quadro clínico grave. Imediatamente, nossa equipe iniciou todos os protocolos emergenciais e, para oferecer as melhores chances de recuperação, o animal foi transferido para a base avançada do CMA/ICMBio em Itamaracá, Pernambuco, onde está recebendo cuidados intensivos.
Ainda não há confirmação das causas dessas ocorrências, mas suspeita-se de possível contaminação ambiental, como poluição química da água. Por isso, o recinto de Porto de Pedras foi temporariamente desativado como medida de precaução e já estão em curso investigações minuciosas para esclarecer os fatos.
Reforçamos nosso compromisso com a transparência e com o bem-estar dos animais sob nossos cuidados. Novas informações serão divulgadas à medida que os resultados das análises forem concluídos com apoio da APA Costa dos Corais/ICMBio, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste/ICMBio, IBAMA e outros órgãos estaduais e federais.
Apesar desse momento desafiador, seguimos com a certeza de que cada vida salva e cada animal solto é uma vitória para o futuro da espécie. A história da conservação do peixe-boi marinho no Brasil é feita de resistência e esse compromisso permanece mais firme do que nunca.
No momento nossa equipe está emocionalmente devastada e unidos iremos buscar respostas.
Acompanhe nossos canais para atualizações.
Últimas notícias
Trump afirma que ofensivas terrestres na Venezuela devem começar 'muito em breve'
Jovem de 18 anos é flagrado com cocaína e maconha em Palmeira dos Índios
PGR se manifesta a favor de prisão domiciliar para Augusto Heleno
Homem dá chutes no rosto de mulher e é preso no município de Santa Luzia do Norte
Passageiros escondem pedras de crack no banco traseiro de carro por app e são presos em Arapiraca
Lei de Leonardo Dias assegura liberdade religiosa nas escolas de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
