'Não estou aqui para proteger ou perseguir ninguém', afirma Alfredo Gaspar sobre CPMI
Trabalhos da comissão iniciaram nesta terça-feira (26)
O relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, deputado Alfredo Gaspar, destacou, durante a leitura do plano de trabalho na manhã desta terça-feira (26), seu compromisso com a verdade e a independência do trabalho que conduzirá nos próximos 180 dias.
“Sou de direita com muito orgulho. Tenho uma história limpa, decente e de trabalho pela justiça. Passei 24 anos no Ministério Público e, graças a Deus, tive a oportunidade de entrar e sair pela porta da frente. Não estou aqui para proteger ou perseguir ninguém, mas para cumprir o rito da investigação”, afirmou.
O deputado ressaltou que não haverá seletividade política em seu relatório e que os trabalhos da CPMI terão como único foco a apuração das fraudes bilionárias que atingiram aposentados e pensionistas do INSS. Em seus eixos de atuação estão: Mapeamento do esquema e modus operandi; Identificação e responsabilização; Impacto nas vítimas e no erário; O caminho do dinheiro; Falhas institucionais; e Medidas preventivas e legislativas.
Ao final, Alfredo Gaspar deixou claro que a missão da CPMI é garantir a liberdade de investigação e entregar respostas à sociedade: “Esse relatório de trabalho não terá flecha apontada para quem quer que seja. Ele busca somente que tenhamos liberdade para investigar.”
A CPMI do INSS foi instalada em 20 de agosto e terá prazo de 180 dias para concluir as apurações sobre o esquema de fraudes que gerou um prejuízo estimado em R$ 6,3 bilhões, segundo a Controladoria-Geral da União (CGU).
Veja também
Últimas notícias
Homem é atingido no queixo por pedrada durante agressão sem motivação aparente em Arapiraca
Jovem de 20 anos é assassinado a tiros na zona rural de São Sebastião
Drogas enterradas são localizadas em imóvel abandonado em Arapiraca
Homem tenta se desfazer de sacola, mas acaba preso por tráfico de drogas em Arapiraca
Homem é baleado na cabeça e na mão durante ataque a tiros em Arapiraca
Turista do Rio de Janeiro é preso suspetio de estupro no Litoral Sul de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
