'Não estou aqui para proteger ou perseguir ninguém', afirma Alfredo Gaspar sobre CPMI
Trabalhos da comissão iniciaram nesta terça-feira (26)
O relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, deputado Alfredo Gaspar, destacou, durante a leitura do plano de trabalho na manhã desta terça-feira (26), seu compromisso com a verdade e a independência do trabalho que conduzirá nos próximos 180 dias.
“Sou de direita com muito orgulho. Tenho uma história limpa, decente e de trabalho pela justiça. Passei 24 anos no Ministério Público e, graças a Deus, tive a oportunidade de entrar e sair pela porta da frente. Não estou aqui para proteger ou perseguir ninguém, mas para cumprir o rito da investigação”, afirmou.
O deputado ressaltou que não haverá seletividade política em seu relatório e que os trabalhos da CPMI terão como único foco a apuração das fraudes bilionárias que atingiram aposentados e pensionistas do INSS. Em seus eixos de atuação estão: Mapeamento do esquema e modus operandi; Identificação e responsabilização; Impacto nas vítimas e no erário; O caminho do dinheiro; Falhas institucionais; e Medidas preventivas e legislativas.
Ao final, Alfredo Gaspar deixou claro que a missão da CPMI é garantir a liberdade de investigação e entregar respostas à sociedade: “Esse relatório de trabalho não terá flecha apontada para quem quer que seja. Ele busca somente que tenhamos liberdade para investigar.”
A CPMI do INSS foi instalada em 20 de agosto e terá prazo de 180 dias para concluir as apurações sobre o esquema de fraudes que gerou um prejuízo estimado em R$ 6,3 bilhões, segundo a Controladoria-Geral da União (CGU).
Veja também
Últimas notícias
Ídolo do Chelsea, Terry vira lata de cerveja com cantor durante show
Biomédica resgata aves atropeladas em estacionamento de shopping
Feiticeira constrói estátua de 11 metros em homenagem ao Diabo no Ceará
Carteiro posa com medalha da Copa do Mundo após fazer entrega a Cucurella
Homem é baleado durante tentativa de assalto no bairro do Jacintinho em Maceió
Condutor colide em árvore durante fuga da polícia em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
