Prefeitura de Maragogi firma parceria com Ifal para levar salas tecnológicas às escolas públicas
A iniciativa visa fomentar o ensino de ciência, tecnologia e inovação
A Prefeitura de Maragogi, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Gabinete Jovem, firmou uma importante parceria com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) para integrar o município ao projeto “Mais Ciência na Escola - Juventude Maker (Ifal)”, com início previsto para 2026. A iniciativa visa fomentar o ensino de ciência, tecnologia e inovação entre estudantes da rede pública, através da criação de salas tecnológicas equipadas com ferramentas modernas e kits educacionais.
O prefeito Daniel Vasconcelos, acompanhado da secretária de Educação, Andréa Carla, e do coordenador do Gabinete Jovem, Alisson David, esteve na sede do Ifal para discutir os detalhes do projeto e alinhar ações conjuntas. Como resultado da parceria, Maragogi será contemplada com quatro salas tecnológicas completas, distribuídas em cinco instituições de ensino do município, sendo quatro municipais e uma estadual.

As escolas beneficiadas são: Escola Municipal de Educação Básica Ayres Pereira da Costa (Peroba), Escola Municipal Dr. José Jorge de Farias Sales (Centro), Escola Municipal Profª Yone Silvia Henzel (Assentamento Costa Dourada), Escola Municipal Manoel de Medeiros Costa (São Bento) e Escola Estadual Batista Acioli (Centro). Cada unidade contará com uma estrutura composta por equipamentos de ponta, como impressora 3D, máquina CNC laser, drone, notebook, kits de robótica, mesa estação Maker, entre outros itens voltados ao aprendizado prático e ao estímulo do pensamento criativo.
Além dos equipamentos, as escolas também receberão materiais de consumo e kits educacionais, como filamentos para impressoras 3D, chapas de MDF, kits de eletrônica, Microbits, EPIs e materiais para costura, proporcionando uma experiência completa de ensino e aprendizado inovador. A proposta é criar um ambiente maker que incentive a experimentação, o trabalho em equipe e a autonomia dos estudantes no desenvolvimento de projetos.

Veja também
Últimas notícias
São João de Arapiraca inicia neste domingo e leva arraiás comunitários para bairros e zona rural
Pilastra de residência desaba e mata duas crianças em Maceió
Dois homens são presos acusados de furto qualificado em Arapiraca
Vereadora por Limeira cobra responsabilização por morte de jovem em salto de rope jump
Homem armado com faca é detido por ameaçar moradores de Estrela de Alagoas
Pai é acusado de maus tratos contra o próprio filho no município de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
