Tecnologia

Prefeitura de Maragogi firma parceria com Ifal para levar salas tecnológicas às escolas públicas

A iniciativa visa fomentar o ensino de ciência, tecnologia e inovação

Por 7Segundos, com Assessoria 28/08/2025 14h02 - Atualizado em 28/08/2025 14h02
Prefeitura de Maragogi firma parceria com Ifal para levar salas tecnológicas às escolas públicas
Parceria vai beneficiar alunos da rede pública - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Maragogi, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Gabinete Jovem, firmou uma importante parceria com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) para integrar o município ao projeto “Mais Ciência na Escola - Juventude Maker (Ifal)”, com início previsto para 2026. A iniciativa visa fomentar o ensino de ciência, tecnologia e inovação entre estudantes da rede pública, através da criação de salas tecnológicas equipadas com ferramentas modernas e kits educacionais.

O prefeito Daniel Vasconcelos, acompanhado da secretária de Educação, Andréa Carla, e do coordenador do Gabinete Jovem, Alisson David, esteve na sede do Ifal para discutir os detalhes do projeto e alinhar ações conjuntas. Como resultado da parceria, Maragogi será contemplada com quatro salas tecnológicas completas, distribuídas em cinco instituições de ensino do município, sendo quatro municipais e uma estadual.


As escolas beneficiadas são: Escola Municipal de Educação Básica Ayres Pereira da Costa (Peroba), Escola Municipal Dr. José Jorge de Farias Sales (Centro), Escola Municipal Profª Yone Silvia Henzel (Assentamento Costa Dourada), Escola Municipal Manoel de Medeiros Costa (São Bento) e Escola Estadual Batista Acioli (Centro). Cada unidade contará com uma estrutura composta por equipamentos de ponta, como impressora 3D, máquina CNC laser, drone, notebook, kits de robótica, mesa estação Maker, entre outros itens voltados ao aprendizado prático e ao estímulo do pensamento criativo.

Além dos equipamentos, as escolas também receberão materiais de consumo e kits educacionais, como filamentos para impressoras 3D, chapas de MDF, kits de eletrônica, Microbits, EPIs e materiais para costura, proporcionando uma experiência completa de ensino e aprendizado inovador. A proposta é criar um ambiente maker que incentive a experimentação, o trabalho em equipe e a autonomia dos estudantes no desenvolvimento de projetos.