Política

Lula diz que fica ‘triste’ ao ver ‘pobre roubando pobre’

Presidente afirmou que moradores de casas com cercas têm ‘medo’ de quem está do lado de fora

Por R7 11/09/2025 09h09
Lula diz que fica ‘triste’ ao ver ‘pobre roubando pobre’
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República - Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou, na noite desta quarta-feira (10), que fica “triste” ao ver “um pobre roubando outro pobre”. A fala ocorreu quando o petista criticava “cerca para tudo quanto é lado” em condomínios e outros tipos de residências.

Não foi a primeira vez que Lula proferiu a frase “pobre roubando pobre”.

“Nós nascemos para viver em comunidade, para nos ajudar, como todos os animais. E estamos sendo individualizados. Hoje, numa vila, todas as casas estão cercadas de cerca, cerca em tudo quanto é lado, como se fosse uma cela de cadeia. São as pessoas que têm o que comer com medo daqueles que não têm o que comer. Isso é muito triste. Quando eu vejo um pobre assaltando outro pobre, fico triste. Só vai parar com isso quando o Estado brasileiro cuidar das pessoas com respeito”, afirmou.

A declaração foi feita durante exibição do filme A Melhor Mãe do Mundo, da diretora Anna Muylaert. A sessão — com parte da equipe e do elenco — ocorreu no Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência. O cantor e ator Seu Jorge participou do evento.

O longa mostra a história de uma catadora de materiais recicláveis. Ao destacar o contexto do filme, Lula declarou que é preciso “dar visibilidade” ao grupo.

“Para as pessoas perceberem que essas pessoas pobres que andam com uma carroça na rua estão fazendo a limpeza que os ricos jogam na rua”, ressaltou.

Comentários semelhantes

No início de junho, Lula também usou a expressão “pobre roubar pobre”, ao comentar o escândalo de desvio de benefícios de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

“Nós vamos devolver o dinheiro para os aposentados que foram lesados pela quadrilha que roubou o aposentado. Antigamente, as pessoas roubavam banco, roubavam gente rica. Agora, tá pobre roubando pobre. É quadrilha de aposentado montada em nome dos aposentados, roubando aposentados”, declarou, em coletiva de imprensa.

No fim de julho, em agenda em Osasco (SP), Lula voltou a dizer a frase, novamente em referência ao episódio do INSS.

“Montaram uma quadrilha para roubar aposentados. E, ontem, nós começamos a devolver o dinheiro que foi roubado para todos os aposentados que foram lesados nesse país. Então, quando eu vejo uma mulher vendo o seu celular e passa alguém e rouba, é um desgraçado de um pobre roubando o desgraçado de outro pobre”, afirmou, na ocasião.