Alagoas ocupa 4º lugar entre estados que mais emitem nova Carteira de Identidade
Instituto de Identificação também tem garantindo atendimento prioritário e acessível para Pessoas com Deficiência na emissão da CIN
Alagoas destaca-se como um dos estados líderes na emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), ocupando a quarta posição no país em número de documentos emitidos por 100 mil habitantes. Esse feito reflete o empenho do Instituto de Identificação da Polícia Científica e do Governo do Estado em garantir o acesso à cidadania para a população alagoana.
Desde junho de 2022, quando o novo modelo de identificação foi lançado, até esta quinta-feira (11), o Instituto de Identificação de Alagoas já emitiu expressivos 819.216 documentos, o que representa 25,44% da população. Somente este ano, foram emitidas 241.316 carteiras, uma média de 30.164 mensais, evidenciando o trabalho por trás dos mutirões e campanhas de emissão da CIN.
Por naturalidade, a capital, Maceió, lidera as emissões com 233.520 documentos, seguida por Arapiraca (82.748), Palmeira dos Índios (22.382), Penedo (20.575) e Santana do Ipanema (15.829). Com relação à faixa etária, as pessoas maiores de idade representam 71,78% das emissões, enquanto os menores totalizam 28,22%. Destaca-se o grupo entre 15 e 19 anos, que lidera a procura pela CIN, respondendo por 11,96% do total de emissões.

A análise por gênero revela que o público feminino está à frente, com 447.070 (54,57%) emissões, em comparação com 372.117 (45,42%) do público masculino. Além disso, 151 pessoas exerceram seu direito à inclusão, emitindo o documento com o nome social, o que reforça o compromisso com o respeito à identidade de gênero e à dignidade humana.
Inclusão social em destaque
Um ponto de destaque é o compromisso com a priorização no atendimento de Pessoas com Deficiência (PcD). O Instituto de Identificação de Alagoas passou a oferecer serviços em domicílio para indivíduos com mobilidade reduzida, além da criação de um posto exclusivo para crianças PcDs e a realização de ações que garantem a acessibilidade ao serviço.
Essas políticas públicas, desenvolvidas pelo instituto em parceria com associações, ONGs, secretarias estaduais e outros órgãos, permitiram a emissão de 13.611 CIN para este público. Os portadores do Transtorno do Espectro Autista formam a maioria, com 60,93%, seguidos por pessoas com deficiências intelectual (22,37%), física (7,47%), visual (4,99%) e auditiva (4,24%).
Antônio Ferreira, superintendente do Instituto de Identificação, atribui o crescimento a um conjunto de fatores. "Esse crescimento é fruto de planejamento eficiente, ampliação dos postos de atendimento e integração direta com a base nacional, o que garante mais segurança, padronização por CPF e acesso facilitado a serviços públicos", afirma Ferreira.

Veja também
Últimas notícias
Idosa impressiona com tacada final em jogo de sinuca
Vazamento de dados do Pix expôs mais de 10,2 milhões de telefones desde 2021
Pastor João Luiz recua e decide permanecer na Câmara de Maceió
Flávio diz não ter definição sobre vice e nega seleção de nomes para ministérios
Locomotiva deve chegar nos próximos meses para iniciar testes do VLT em Arapiraca
Homem é flagrado tentando furtar prédio da FMAC e acaba sendo preso
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
