Fake news: Receita Federal não vai cobrar imposto de quem mora com os pais em 2026
Informação que circula nas redes sociais tenta associar medida a uma instrução normativa do órgão
A Receita Federal desmentiu o boato de que passaria a notificar, a partir do ano que vem, adultos que moram com os pais para cobrar impostos referentes a aluguel. “Isso não existe, nem faz o menor sentido”, afirmou o órgão em nota.
Segundo a notícia falsa que circula nas redes, a suposta medida teria relação com a instrução normativa que criou o CIB (Cadastro Imobiliário Brasileiro).
Na prática, porém, o banco de dados apenas regulamenta o compartilhamento de informações entre cartórios, sem impacto direto sobre contribuintes que residem com familiares.
Uma pesquisa de 2022 mostrou que a chamada “geração canguru” — adultos entre 25 e 34 anos que ainda não saíram da casa dos pais — cresceu 137% entre 2012 e 2022, segundo dados da Kantar IBOPE Media.
O mesmo levantamento também apontou que mais brasileiros, mesmo em idades mais avançadas, estão investindo nos estudos. O número de pessoas entre 20 e 34 anos que começaram ou retomaram a faculdade cresceu 69% no período de 10 anos analisado.
Nota oficial da Receita Federal
Têm circulado nas redes sociais fake news, aparentemente impulsionadas por políticos que fazem oposição ao governo, de que a Receita Federal irá notificar adultos que moram com os pais a partir de 2026.
A mentira tenta relacionar isso, de maneira confusa, com pagamentos de aluguel ou algo nesse sentido.
Isso não existe, nem faz o menor sentido.
Não caia em fake news: desconfie de quem mente para você sem fundamento ou razão aparente, a não ser causar medo e desinformação
Veja também
Últimas notícias
Hospital Regional de Palmeira implanta farmácias satélites para agilizar atendimento
Trump chama Lula de "presidente dinâmico" e diz que reunião foi muito boa
Direção da Polícia Científica faz visita técnica ao Instituto de Criminalística do Agreste
Homem em situação de rua é detido suspeito de depredar comércios em Maceió
Estudantes do Ifal comemoram aprovações em concursos e pós-graduação
Chuvas intensas colocam 34 municípios de Alagoas em alerta nesta sexta-feira (8)
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
