Duas toneladas de lixo são recolhidas na Praia de Maragogi em ação voluntária
Voluntários retiraram pneus, garrafas, plásticos e até um cilindro de oxigênio jogados na praia. A ação foi encabeçada pelo Campus Maragogi
Duas toneladas de lixo foram coletadas durante o mutirão de limpeza da Praia de Maragogi, no Centro da cidade litorânea, nesta quinta-feira (23). A ação, que fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) campus Maragogi, reuniu 250 voluntários, entre estudantes, servidores públicos, vendedores de passeios e banhistas.
A concentração começou por volta das 8h, ao lado do posto da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), no Centro da cidade. Às 8h30, as pessoas se dividiram em grupos e saíram em direção à areia da praia e à mata de restinga para a coleta dos resíduos sólidos. O trabalho só acabou após a pesagem do material recolhido, por volta das 11h30.

Pneus, garrafas de vidro, plásticos, isopor, eletrodomésticos e até um cilindro de oxigênio foram encontrados na praia. Os resíduos foram levados por um caminhão da limpeza de Maragogi para o descarte adequado.
O estudante de Agroecologia do Campus Maragogi, Alef Max Lima dos Santos, considerou que participar da ação voluntária foi uma experiência positiva por contribuir com a preservação ambiental e alarmante, ao mesmo tempo.“A gente precisa entender que o lixo faz mal aos animais, principalmente aos peixes e às tartarugas. As pessoas deveriam se conscientizar para não deixar o lixo na praia e nas ruas”, alertou o discente.

Um dos coordenadores da atividade, o professor Cassiano Henrique Albuquerque, avaliou que o mutirão foi bem sucedido porque uniu a sociedade em torno de um mesmo objetivo: cuidar do meio ambiente. “É impressionante o quanto a gente consegue fazer quando unimos o poder público, a iniciativa privada e a população. Isso fez bem não só a praia, mas a cidade como um todo”, concluiu. Os professores Victor Amorim e Cynthia Monteiro também coordenaram a programação. Houve ainda a contribuição do Gabinete Jovem e da Secretaria de Meio Ambiente de Maragogi.

Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
