Meio ambiente

Duas toneladas de lixo são recolhidas na Praia de Maragogi em ação voluntária

Voluntários retiraram pneus, garrafas, plásticos e até um cilindro de oxigênio jogados na praia. A ação foi encabeçada pelo Campus Maragogi

Por 7Segundos, com Assessoria 24/10/2025 16h04
Duas toneladas de lixo são recolhidas na Praia de Maragogi em ação voluntária
Empresa de lixo retirando entulhos - Foto: Assessoria

Duas toneladas de lixo foram coletadas durante o mutirão de limpeza da Praia de Maragogi, no Centro da cidade litorânea, nesta quinta-feira (23). A ação, que fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) campus Maragogi, reuniu 250 voluntários, entre estudantes, servidores públicos, vendedores de passeios e banhistas.

A concentração começou por volta das 8h, ao lado do posto da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), no Centro da cidade. Às 8h30, as pessoas se dividiram em grupos e saíram em direção à areia da praia e à mata de restinga para a coleta dos resíduos sólidos. O trabalho só acabou após a pesagem do material recolhido, por volta das 11h30.


Pneus, garrafas de vidro, plásticos, isopor, eletrodomésticos e até um cilindro de oxigênio foram encontrados na praia. Os resíduos foram levados por um caminhão da limpeza de Maragogi para o descarte adequado.

O estudante de Agroecologia do Campus Maragogi, Alef Max Lima dos Santos, considerou que participar da ação voluntária foi uma experiência positiva por contribuir com a preservação ambiental e alarmante, ao mesmo tempo.“A gente precisa entender que o lixo faz mal aos animais, principalmente aos peixes e às tartarugas. As pessoas deveriam se conscientizar para não deixar o lixo na praia e nas ruas”, alertou o discente. 


Um dos coordenadores da atividade, o professor Cassiano Henrique Albuquerque, avaliou que o mutirão foi bem sucedido porque uniu a sociedade em torno de um mesmo objetivo: cuidar do meio ambiente. “É impressionante o quanto a gente consegue fazer quando unimos o poder público, a iniciativa privada e a população. Isso fez bem não só a praia, mas a cidade como um todo”, concluiu. Os professores Victor Amorim e Cynthia Monteiro também coordenaram a programação. Houve ainda a contribuição do Gabinete Jovem e da Secretaria de Meio Ambiente de Maragogi.