Saúde

Hemoal celebra Dia Nacional do Doador de Sangue com coleta externa em Porto Calvo

Ação itinerante ocorre das 9h às 16h, no Hospital Regional do Norte, situado no bairro Mangazala

Por 7Segundos com Ascom Hemoal 24/11/2025 18h06 - Atualizado em 24/11/2025 18h06
Hemoal celebra Dia Nacional do Doador de Sangue com coleta externa em Porto Calvo
Os critérios para doar sangue são: estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade e peso mínimo de 50 quilos - Foto: Ascom Hemoal

Para marcar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado nesta terça-feira (25), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promoverá coleta externa no município de Porto Calvo. A ação ocorrerá no horário das 9h às 16h, no Hospital Regional do Norte (HRN), situado no bairro Mangazala.

O Ministério da Saúde orienta que, para doar sangue, é necessário ter boa saúde, idade entre 16 a 69 anos e peso mínimo de 50 quilos. No caso dos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado dos pais ou de um responsável legal, portando os respectivos documentos oficiais e originais com foto.

Com relação ao candidato à doação de sangue que contraiu hepatite após os 11 anos, doença de Chagas, Aids ou sífilis, a ação voluntária é proibida. Para o voluntário que colocou piercing ou fez tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses.

No caso da pessoa que tenha feito a ingestão de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas, a doação de sangue é vetada. Se o voluntário dormiu menos de 6 horas na noite anterior, também fica proibido.

No caso dos doadores habituais de sangue, as mulheres devem aguardar um intervalo mínimo de três meses e os homens dois meses. Vale ressaltar que, caso a mulher esteja grávida ou amamentando, também fica proibida de doar sangue durante o período.