Utilidade Pública

Ato de vandalismo volta a afetar abastecimento de água em Colônia Leopoldina

Casal mobilizou equipe técnica para normalizar serviço nesta sexta-feira (28)

Por 7Segundos com Ascom Casal 28/11/2025 17h05 - Atualizado em 28/11/2025 17h05
Ato de vandalismo volta a afetar abastecimento de água em Colônia Leopoldina
A ação provocou uma queda significativa no nível da barragem, reduzindo o volume disponível para produção e afetando diretamente o fornecimento - Foto: Ascom Casal

Um novo ato de vandalismo, registrado nesta quinta-feira (27), voltou a comprometer o abastecimento de água em parte do município de Colônia Leopoldina. Desta vez, vândalos abriram, sem autorização, o registro de descarga da Barragem Canto Escuro, estrutura utilizada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para captar a água bruta destinada ao tratamento.

A ação provocou uma queda significativa no nível da barragem, reduzindo o volume disponível para produção e afetando diretamente o fornecimento, que está operando com vazão reduzida em mais de 80%. No momento, a Casal mantém a produção utilizando água da Barragem São Pedro, que corresponde a apenas 20% do volume normalmente disponibilizado.

Desde as primeiras horas desta sexta-feira (28), as equipes técnicas da Companhia seguem mobilizadas para restabelecer as condições de operação. Assim que o nível da Barragem Canto Escuro for recuperado, a produção de água será normalizada e enviada gradualmente à concessionária Verde Alagoas, responsável pela distribuição aos moradores de Colônia Leopoldina.

A Casal reforça que atos de vandalismo prejudicam diretamente a população e ressalta a importância de comunicar às autoridades qualquer atividade suspeita na região.