Justiça manda X identificar perfis que ligam Flávio Bolsonaro ao crime organizado
Senador diz que publicações configuram possíveis crimes contra a honra, como calúnia e difamação
A Justiça determinou que a plataforma X (antigo Twitter) forneça dados para identificar usuários que publicaram conteúdos associando o senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao crime organizado. A decisão atende a um pedido da defesa do parlamentar, que busca responsabilizar os autores das postagens.
Flávio recorreu à Justiça do Rio de Janeiro contra as publicações. Segundo a assessoria de imprensa do parlamentar, o pedido foi aceito em primeira instância. A equipe jurídica do senador também disse que o X recorreu da decisão.
Na ação judicial, obtida pelo R7, os advogados de Flávio argumentam que as publicações contra o senador extrapolam o direito à liberdade de expressão e configuram possíveis crimes contra a honra, como calúnia e difamação.
Segundo o processo, os conteúdos atribuem ao senador práticas criminosas e ligação com milícias. A defesa sustenta que alguns dos perfis são falsos ou utilizam anonimato, o que dificultaria a responsabilização sem a quebra de sigilo dos dados.
O que foi pedido à plataforma
A defesa solicita que o X forneça:
Dados cadastrais dos usuários (como nome, email e telefone);
Registros de acesso, incluindo IP, datas e horários das publicações.
O objetivo é reunir informações para eventual responsabilização judicial dos autores das postagens. O processo tramita em segredo de Justiça, sob o argumento de proteção à intimidade e aos dados envolvidos.
Em nota, o senador afirmou que os perfis citados pela reportagem usam o anonimato para cometer crimes. Diante disso, o pedido de Flávio é para que essas pessoas sejam identificadas para que possam responder pelos atos praticados.
“Flávio Bolsonaro é um defensor da liberdade de expressão e entende que a Justiça brasileira tem as ferramentas necessárias para agir quando há crime. E, neste caso, tudo o que se quer é fazer valer a lei e retirar do ar as mentiras publicadas pela esquerda”, afirma a defesa.
Veja também
Últimas notícias
Homem morre após grave acidente de moto em Pão de Açúcar
Barra de Santo Antônio apoia em peso Antonio e Nivaldo Albuquerque
JHC declara apoio a Gunnar e destaca força do candidato para representar Alagoas
Casos de violência contra a mulher são registrados no fim de semana em Maceió
Coligação aciona Justiça após estruturas contra JHC serem espalhadas em Maceió
TRE-AL mantém Instagram de Renan Filho no ar, mas determina remoção de vídeo
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
