Justiça manda X identificar perfis que ligam Flávio Bolsonaro ao crime organizado
Senador diz que publicações configuram possíveis crimes contra a honra, como calúnia e difamação
A Justiça determinou que a plataforma X (antigo Twitter) forneça dados para identificar usuários que publicaram conteúdos associando o senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao crime organizado. A decisão atende a um pedido da defesa do parlamentar, que busca responsabilizar os autores das postagens.
Flávio recorreu à Justiça do Rio de Janeiro contra as publicações. Segundo a assessoria de imprensa do parlamentar, o pedido foi aceito em primeira instância. A equipe jurídica do senador também disse que o X recorreu da decisão.
Na ação judicial, obtida pelo R7, os advogados de Flávio argumentam que as publicações contra o senador extrapolam o direito à liberdade de expressão e configuram possíveis crimes contra a honra, como calúnia e difamação.
Segundo o processo, os conteúdos atribuem ao senador práticas criminosas e ligação com milícias. A defesa sustenta que alguns dos perfis são falsos ou utilizam anonimato, o que dificultaria a responsabilização sem a quebra de sigilo dos dados.
O que foi pedido à plataforma
A defesa solicita que o X forneça:
Dados cadastrais dos usuários (como nome, email e telefone);
Registros de acesso, incluindo IP, datas e horários das publicações.
O objetivo é reunir informações para eventual responsabilização judicial dos autores das postagens. O processo tramita em segredo de Justiça, sob o argumento de proteção à intimidade e aos dados envolvidos.
Em nota, o senador afirmou que os perfis citados pela reportagem usam o anonimato para cometer crimes. Diante disso, o pedido de Flávio é para que essas pessoas sejam identificadas para que possam responder pelos atos praticados.
“Flávio Bolsonaro é um defensor da liberdade de expressão e entende que a Justiça brasileira tem as ferramentas necessárias para agir quando há crime. E, neste caso, tudo o que se quer é fazer valer a lei e retirar do ar as mentiras publicadas pela esquerda”, afirma a defesa.
Veja também
Últimas notícias
Santana do Ipanema está há três meses consecutivos sem mortes causadas por violência
Início da quadra chuvosa acende alerta para aumento de síndromes gripais em Maceió
Ex-secretária de Teotônio Vilela se torna ameaça direta a Fernando Pereira após rompimento
Novo Plano Diretor proíbe ‘condomínios de luxo’ em bairros afundados pela Braskem
Posto abastece carro de luxo com combustível errado e vai pagar indenização de R$ 15 mil em AL
Menino autista desaoparece é encontrado morto em esgoto em SP
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
