Foi picado por escorpião? Saiba qual unidade de saúde procurar em Alagoas
Em caso de acidentes é necessário ir à unidade de referência para receber atendimento especializado
Alagoas registrou no ano passado 15.176 casos de acidentes com escorpiões. De 1º de janeiro até esta quarta-feira (29), foram 3.624 acidentes, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) acende o alerta para a população sobre a prevenção e, principalmente, a busca rápida por atendimento em unidades de saúde.
O médico veterinário da Sesau, Clarício Bugarim, orienta que a procura por atendimento médico deve ser imediata após a picada do escorpião. “Embora a maioria dos acidentes com escorpiões seja considerado leve, é fundamental que a pessoa procure atendimento de saúde o mais rápido possível, especialmente quando se trata de crianças, idosos ou pessoas com comorbidades, pois o quadro pode evoluir com manifestações mais graves”, salienta.
Clarício Bugarim informa que a dor é o principal sintoma da picada de escorpião, e ressalta que ela surge poucos minutos após o ataque. Em muitos casos, ela vem acompanhada de vermelhidão, formigamento e sudorese. Como o veneno pode ser absorvido pela circulação sanguínea, o cuidado deve ser redobrado, principalmente com crianças. “Também é comum ocorrer agitação, salivação, náuseas e vômitos, bem como, hiper ou hipotensão arterial, arritmia cardíaca, edema agudo pulmonar e choque”, enumera.

Onde são encontrados
Os escorpiões podem ser encontrados em diferentes ambientes, como áreas secas, regiões úmidas, zonas urbanas e até dentro das residências. “Esses animais costumam se esconder em armários, calçados e roupas deixadas no chão, aumentando o risco de acidentes domésticos”, enfatiza.
Clarício Bugarim orienta que medidas simples podem reduzir significativamente o risco de acidentes com escorpiões. “Manter quintais, jardins e áreas externas limpas; evitar acúmulo de lixo, entulhos e folhas secas; vedar frestas, buracos e ralos; instalar telas em ralos, pias e tanques; afastar camas e berços das paredes; evitar roupas e lençóis encostados no chão; sacudir roupas e calçados antes de usar; usar luvas ao manusear materiais de construção ou limpeza; e combater insetos, principalmente baratas”, pontua.
Primeiros Socorros
Como primeiros socorros, Clarício Bugarim, orienta que é recomendado lavar o local da picada com água e sabão, aplicar compressa morna no local e procurar o serviço de saúde mais próximo. “Mas não se pode, de forma alguma, colocar gelo ou água fria no local da picada; fazer torniquete ou garrote; fazer sucção com a boca no local da picada; passar álcool, querosene, fumo ou pó de café; e nem ingerir bebida alcoólica ou fumo”, frisa o médico veterinário da Sesau.
Clique aqui e confira a lista das unidades clicando para atendimento [https://www.saude.al.gov.br/wp-content/uploads/2026/04/ORIENTACOES-PARA-ATENDIMENTO-POS-PICADA-DE-ESCORPIAO.pdf ]
Veja também
Últimas notícias
Lula defende acabar com fundo eleitoral para Brasil ter "política sadia"
Thaís Canuto herda cobrança por hospital fechado na gestão do pai em Pilar
Renan Filho reúne multidão na orla de Maceió e campanha estima público de 80 mil
Orla de Maceió vira palco de grande ato de JHC na reta final da eleição
Bill Gates alerta que IA pode causar 'um bilhão de mortes' e defende legislação para a tecnologia
Dino derruba decisão de Mendonça e libera posts sobre Nossa Senhora
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
