Esportes Brasil

Atleta de Estrela de Alagoas é destaque no Pan Americano de Mountain Bike

Mayara Ketly conquistou 4° lugar entre as brasileiras e 7° lugar na posição geral

Por Thaís Andrade 04/05/2023 07h07 - Atualizado em 04/05/2023 17h05
Atleta de Estrela de Alagoas é destaque no Pan Americano de Mountain Bike
Atleta alagoana tem 15 anos e divide seu dia dia entre treinos e estudos - Foto: Reprodução/Instagram

A atleta do agreste de Alagoas, Mayara Ketly, de apenas 15 anos, participou do Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2023, que aconteceu em Congonhas no estado de Minas Gerais em abril deste ano. Mayara competiu na categoria juvenil e conquistou duas colocações, o quarto lugar entre as atletas brasileiras e a sétima lugar na posição geral.

Mayara Ketly nasceu em Palmeira dos Índios, mas hoje mora na cidade de Estrela de Alagoas, ambas cidades ficam no agreste alagoano. Com apenas 15 anos de idade, ela acumula quatro títulos no esporte. Ela é campeã nordestina na modalidade Mountain Bike Cross Country Olímpico (XCO), campeã alagoana nas modalidades XCO, Mountain Bike Cross Country Olímpico (XCC) e Cross Country Maratona (XCM), todos em 2022.

A atleta participa de campeonatos de ciclismo de montanha há um ano. Imagem:Reprodução/Instagram

Atualmente, a atleta participou de 24 competições entre alagoanos, regionais e nacionais. Com o Mountain Bike, Mayara conseguiu suas primeiras conquistas no esporte. Durante a competição alagoana Lobos da Serra em Palmeira dos Índios, que aconteceu em novembro de 2022, Mayara ganhou seu primeiro pódio. Ela ficou em primeiro lugar na categoria XCM, em uma prova com percurso de 30 quilômetros e disputando com atletas de todas as idades.

Mayara no pódio da competição Lobos da Serra. Imagem: Reprodução/Instagram


Ainda em 2022 com 14 anos, Mayara participou da sua primeira competição nacional com atletas de todas as idades e ficou em sétimo lugar.

Mayara sonha em conquistar também o título de melhor ciclista do Brasil. “Meus planos para o futuro é ser a atual campeã brasileira, carregar comigo a camisa de campeã e representar o país, não só aqui, mas também em competições internacionais.”, declarou Mayara.

E para tornar esse sonho realidade, Mayara conta com a ajuda de patrocinadores que a apoiam a participar das competições locais e nacionais. Mas por estar em uma modalidade pouco conhecida em Alagoas, Mayara disse que a ajuda que recebe ainda não é suficiente. “Às vezes eu tenho que fazer campanha para a galera fazer pix para mim. O gasto é bem alto para participar das competições, então eu sempre acabo precisando de mais patrocinadores”, desabafou Mayara.

A jovem começou no esporte por influência do pai. Quando ainda era criança, ela pedalava junto ao pai e o acompanhava em competições. Mas foi só em 2020, durante a pandemia da COVID-19, e com 12 anos de idade, que Mayara decidiu tornar o hobbie uma profissão.

A atleta começou na modalidade Bicycle Moto Cross, conhecida como BMX, uma categoria do ciclismo de disputas e manobras em pistas de terra. Essa modalidade é uma inspiração direta do esporte Motocross.

Pouco tempo depois, ela mudou para o Mountain Bike, uma modalidade de ciclismo de montanha. O objetivo do esporte é atravessar terrenos irregulares naturais ou artificiais, como estradas, trilhas, matas, fazendas e ladeiras.

O MTB, como também é conhecido, se divide em sete categorias, mas as categorias que Mayara participa são a XCM, onde os terrenos são uma mescla de terra, trilhas e asfalto. O XCO, que é uma modalidade mais radical, onde o terreno é acidentado e os trechos possuem muitos declives. Já a XCC, é uma competição que precede a XCO, os atletas precisam competir no XCC para garantir uma boa posição de largada na XCO.

Mountain bike é um esporte radical. Os atletas são desafiados a pedalar por estradas irregulares. Imagem: Reprodução/Instagram 


Por ser tão jovem, Mayra precisa conciliar o esporte com a escola. O dia dela é divido em treinos e estudos. “Acaba sendo correria e complicado, mas consigo conciliar bem. Eu faço aula de pilates, academia e tenho treino na bike, mas eu sempre tiro o tempo da noite para o estudo e acabo equilibrando.”, explicou Mayara.

Se você deseja ajudar Mayara, pode fazer a contribuição através do pix (82) 98133-2838 em nome de Fabiana Silva dos Santos, mãe da atleta.