Principal renda para costureiras durante pandemia, venda de máscaras diminui em Palmeira
O uso de máscaras ainda é obrigatório de acordo com decreto municipal
Elas foram a principal fonte de renda para as costureiras durante a pandemia. Desde que foi reconhecida como um das armas para combater o coronavírus, as máscaras se tornaram comuns no cotidiano das pessoas. A demanda por elas era enorme no começo da pandemia, o que garantiu o emprego e o sustendo de muita gente.
No entanto, apesar da obrigatoriedade do uso de máscaras continuar e a pandemia não estar totalmente controlada, a venda delas caiu bastante na cidade de Palmeira dos Índios. É o que relatam as costureiras da região.
Jucinede Nicácio, tem um ateliê de alta costura no centro da cidade e viu suas encomendas acabar no começo da pandemia. “As máscaras foram a única coisa produzida durante esse período. Cheguei a produzir duas mil máscaras em uma semana, tinha encomendas para cidades vizinhas e até para Aracaju. Foi a salvação, pois todos os meus pedidos foram cancelados, tinha noiva que estava de casamento marcado e todos os vestidos já tinham sido alugados. Tive que devolver todo o dinheiro. Hoje em dia não há mais pedido de máscara e praticamente não estou vendendo mais.” Disse a costureira.

A costureira Jucineide Nicácio em seu ateliê. Foto: Arquivo pessoal.
Já a confeccionista Maria José mantinha uma fábrica de artigos de cama, mesa e banho. Com a pandemia, houve dificuldade para adquirir matéria-prima porque os fornecedores fecharam ou diminuiram a produção. “O jeito foi sobreviver com as máscaras, vendemos muitas máscaras. Porém hoje a venda é praticamente zero. Só quando uma firma faz uma encomenda, mas é difícil.”
USO AINDA É RECOMENDADO
Mesmo com a vacinação avançada contra a covid-19 no Brasil, a pandemia causada pela doença continua e toda a população deve seguir com os cuidados de distanciamento, com a higiene e o uso da máscara para evitar a contaminação. A utilização correta de um dispositivo de proteção respiratória, como as máscaras, pode contribuir para minimizar a contaminação pelo vírus e por outros agentes infecciosos.
Últimas notícias
Filho é preso suspeito de agredir pai de 97 anos e incendiar casa no Sertão de Alagoas
Adolescente morre após ataque de tubarão na praia Del Chifre em Olinda
Caio Bebeto questiona Oruam após crítica à onda de assaltos no Rio: “Qual a moral que você tem?”
Com adesivo conjunto, Leonardo Dias reafirma apoio a Flavio Bolsonaro para presidência
Prefeitura de Maceió paga salário de janeiro nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto cobra medidas urgentes para reduzir acidentes em estrada de acesso a Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
