Cultura

[Vídeo] Gracialiano Ramos: 129 anos do escritor e mais ilustre prefeito de Palmeira dos Índios

Escritor de Caetés e Vidas Secas levou o nome da cidade para todo o mundo

Por Henrique Interaminense 28/10/2021 17h05 - Atualizado em 28/10/2021 17h05
[Vídeo] Gracialiano Ramos: 129 anos do escritor e mais ilustre prefeito de Palmeira dos Índios
Obras de Graciliano Ramos. - Foto: Weverton Bruno

Graciliano ramos está presente por toda cidade. Não é para menos. O autor do best-seller vidas secas foi prefeito de Palmeira dos Índios e deixou um grande legado. No museu Xucurus que guarda muitas riquezas culturais é possível encontrar resquícios da passagem de Graciliano pelo município.

"Temos um quadro com um trecho do relatório dele quando prefeito e também uma foto. Ele realizou grandes feitos aqui em Palmeira, um dos mais notáveis foi a soltura de alguns presos para a realização de estradas em pontes na cidade." Disse o funcionário do Museu, João Tenório. 

Mas é no Museu Graciliano Ramos que pode-se encontrar um acervo maior do escritor porque foi a morada dele durante anos e onde ele começou a escrever grande parte de suas obras. A primeira delas foi Caetés, que tem Palmeira dos índios como cenário.

 Cinegrafista: Weverton Bruno.                             

Para o secretário de Cultura da Cidade, Cássio Junio, o livro divulgou a cidade para todo o mundo. "Caetés foi um romance onde ele retrata Palmeira dos Índios da década de 30 do século passado, então descreve pessoas reais trocando nomes, descreve também lugares. Foi um livro que teve esse potencial de divulgar Palmeira para o mundo porque como sabemos ele é traduzido para diversas línguas e países."

"Mestre graça como também é chamado, completa 129 anos. A figura mais ilustre da cidade dá nome a uma escola onde sua obra é vista com orgulho e é fundamental para o aprendizado dos alunos. "Nós ficamos honrados em trazer um nome tão importante de um escritor tão ilustre estampado na nossa escola, na nossa camisa e coração. Porque Graciliano nos conquista através das suas palavras, na sua forma peculiar de escrever, por representar o nordestino de uma forma tão fiel e poética, com bravura e força. E nós trabalhamos diversas obras desse escritor com nosso alunado, desde o teatro, a música, a produção textual e é maravilhoso porque toda a comunidade escolar passa a conhecer melhor um pouco mais desse escritor e começa também a admirar e também começa a se tornar um leitor, que é o principal papel da nossa escola, formar alunos leitores, pessoas críticas e participativas, verdadeiros cidadãos." disse a professora Divanilda Dantas ao 7segundos.