RS confirma primeiro caso da variante Ômicron; Brasil tem seis casos de nova cepa
Mulher residente em Santa Cruz do Sul, que voltou de viagem da África do Sul na última semana, testou positivo para a variante
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) do Rio Grande do Sul confirmou, na tarde desta sexta-feira (3), o primeiro caso da variante Ômicron do coronavírus no estado.
O caso confirmado se trata de uma mulher residente em Santa Cruz do Sul, que voltou de viagem da África do Sul na última semana.
Com isso, o Brasil tem seis da nova cepa do coronavírus: três em São Paulo, dois no Distrito Federal e, agora, a confirmação do caso no Rio Grande do Sul.
A Vigilância em Saúde do estado recebeu a amostra da paciente no início da tarde desta quinta e realizou o sequenciamento genômico completo do vírus, que confirmou a variante identificada inicialmente em países do sul da África.
A mulher está em isolamento domiciliar e é acompanhada pela vigilância em saúde do município.
Ela recebeu duas doses de vacina contra a Covid-19 e, após testar positivo, apresentou febre. Os contactantes também serão testados para a doença.
Diante da confirmação da nova variante no estado, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, reforçou a necessidade de reforço nos cuidados básicos, especialmente o uso de máscara e o distanciamento adequado.
Além disso, as pessoas que ainda não se vacinaram devem procurar as unidades de saúde. Nesta sexta, 842 mil pessoas do estado estavam com a segunda dose em atraso, e 721 mil com a dose de reforço atrasada.