RS confirma primeiro caso da variante Ômicron; Brasil tem seis casos de nova cepa
Mulher residente em Santa Cruz do Sul, que voltou de viagem da África do Sul na última semana, testou positivo para a variante
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) do Rio Grande do Sul confirmou, na tarde desta sexta-feira (3), o primeiro caso da variante Ômicron do coronavírus no estado.
O caso confirmado se trata de uma mulher residente em Santa Cruz do Sul, que voltou de viagem da África do Sul na última semana.
Com isso, o Brasil tem seis da nova cepa do coronavírus: três em São Paulo, dois no Distrito Federal e, agora, a confirmação do caso no Rio Grande do Sul.
A Vigilância em Saúde do estado recebeu a amostra da paciente no início da tarde desta quinta e realizou o sequenciamento genômico completo do vírus, que confirmou a variante identificada inicialmente em países do sul da África.
A mulher está em isolamento domiciliar e é acompanhada pela vigilância em saúde do município.
Ela recebeu duas doses de vacina contra a Covid-19 e, após testar positivo, apresentou febre. Os contactantes também serão testados para a doença.
Diante da confirmação da nova variante no estado, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, reforçou a necessidade de reforço nos cuidados básicos, especialmente o uso de máscara e o distanciamento adequado.
Além disso, as pessoas que ainda não se vacinaram devem procurar as unidades de saúde. Nesta sexta, 842 mil pessoas do estado estavam com a segunda dose em atraso, e 721 mil com a dose de reforço atrasada.
Últimas notícias
Governo de Alagoas confirma nomes das 16 vítimas fatais de acidente em São José da Tapera
Nikolas se manifesta após votar contra a MP do programa Gás do Povo
Quem é o médico preso suspeito de estuprar pacientes em atendimentos
STJ revoga habeas corpus de Oruam e pede a prisão do rapper. Entenda
Colisão entre carro e motocicleta deixa duas mulheres feridas na BR-104 em Rio Largo
Carnaval 2026 de Maragogi resgata raízes culturais e aposta em tradição, segurança e geração de renda
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
