Economia

IR 2022: O que acontece se você cair na malha fina do Imposto de Renda?

Contribuintes que tiveram dinheiro retido na fonte recebem o montante de volta após declaração do IR 2022, ainda que não sejam obrigados à prestação de contas

Por 7Segundos com 7 Segundos 28/03/2022 15h03 - Atualizado em 28/03/2022 16h04
IR 2022: O que acontece se você cair na malha fina do Imposto de Renda?
Ao cair na malha fina da Receita Federal, o contribuinte pode pagar multa e até ser indiciado por crime tributário. - Foto: Reprodução

O contribuinte que declarar o Imposto de Renda 2022, mesmo não sendo obrigado, e que teve o IR descontado no ano passado pode receber de volta os valores que pagou.

Porém, é preciso tomar cuidado com a malha fina.Os contribuintes que optarem por declarar o IR 2022 para receber a restituição devem ficar atentos para não caírem na malha fina.

Malha fina é o nome dado para casos em que a declaração passa por uma análise mais profunda pelos sistemas da Receita Federal.Isso ocorre quando são constatadas divergências entre as informações apresentadas pela pessoa e as informações apresentadas por outros (como empresas, instituições financeiras etc.)

A Receita Federal informa que o contribuinte não receberá a sua restituição “enquanto a sua declaração estiver em Malha Fiscal”.

Para saber se a sua declaração está em malha, acesse o e-CAC, selecione a opção “Meu Imposto de Renda” e na aba “Processamento”, escolha o item “Pendências de Malha”. Lá, é possível ver se a declaração entrou em análise e por qual motivo ela foi retida.