IR 2022: O que acontece se você cair na malha fina do Imposto de Renda?
Contribuintes que tiveram dinheiro retido na fonte recebem o montante de volta após declaração do IR 2022, ainda que não sejam obrigados à prestação de contas
O contribuinte que declarar o Imposto de Renda 2022, mesmo não sendo obrigado, e que teve o IR descontado no ano passado pode receber de volta os valores que pagou.
Porém, é preciso tomar cuidado com a malha fina.Os contribuintes que optarem por declarar o IR 2022 para receber a restituição devem ficar atentos para não caírem na malha fina.
Malha fina é o nome dado para casos em que a declaração passa por uma análise mais profunda pelos sistemas da Receita Federal.Isso ocorre quando são constatadas divergências entre as informações apresentadas pela pessoa e as informações apresentadas por outros (como empresas, instituições financeiras etc.)
A Receita Federal informa que o contribuinte não receberá a sua restituição “enquanto a sua declaração estiver em Malha Fiscal”.
Para saber se a sua declaração está em malha, acesse o e-CAC, selecione a opção “Meu Imposto de Renda” e na aba “Processamento”, escolha o item “Pendências de Malha”. Lá, é possível ver se a declaração entrou em análise e por qual motivo ela foi retida.