Acidentes

Veja detalhes do depoimento dos acusados do ataque ao jornalista Gabriel Luiz

José Felipe Tunholi disse à polícia que decisão de 'meter um roubo' surgiu momentos antes do crime

Por R7 18/04/2022 14h02 - Atualizado em 18/04/2022 14h02
Veja detalhes do depoimento dos acusados do ataque ao jornalista Gabriel Luiz
Um dos acusados de esfaquear o jornalista Gabriel Luiz - Foto: Reprodução

Um dos suspeitos de esfaquear o jornalista Gabriel Luiz, 29 anos, disse em depoimento à Polícia Civil que a decisão de praticar o crime surgiu pouco antes do ataque e que conseguiu a faca utilizada na agressão com um amigo, que não participou do momento das facadas.

O depoimento de José Felipe Leite Tunholi, 19, consta no inquérito conduzido pela 3ª Delegacia de Polícia, localizada no Cruzeiro. Aos investigadores, ele deu detalhes dos instantes que antecederam o esfaqueamento do jornalista da TV Globo e relatou ainda ter ido à casa de um amigo para que o comparsa que também participou da tentativa de latrocínio trocasse a roupa suja de sangue.

À polícia, José Felipe contou que se encontrou com dois amigos "para uma resenha na SQSW 504", no Sudoeste. Um deles é um adolescente de 17 anos, suspeito de participação no crime e que também foi apreendido. Num primeiro momento, José Felipe relatou aos investigadores que "fizeram uso de bebidas alcoólicas e drogas". Depois, disse que "não usou drogas."

Consta, ainda, no depoimento que, durante uma conversa com o adolescente, José Felipe falou "sobre meter um roubo", mas que "não tinha faca ou arma de fogo". Diante disso, ele e o adolescente decidiram ir até à casa de outro amigo — não envolvido no crime —, por volta das 23h de quinta-feira (14). Nas proximidades do imóvel, que também fica no Sudoeste, José Felipe pediu a faca, mas, segundo o relato, não contou o que faria com ela. O amigo subiu ao apartamento, pegou o objeto e se despediu da dupla, conforme o depoimento.

Em seguida, segundo o boletim de ocorrência, José Felipe e o adolescente seguiram em direção a um supermercado para "meter o roubo". Ele relatou aos policiais ter visto o jornalista perto do estabelecimento e resolveu segui-lo, com o adolescente.

No depoimento, o suspeito relata que "aproximou-se do mesmo e o pegou pela gola da camiseta". Diante da reação da vítima, José Felipe "pegou a faca e começou a esfaqueá-lo a fim de que o mesmo parasse de reagir". Disse que o esfaqueou "até o mesmo parar" e que, "quando ele caiu", pegaram "o aparelho celular e a carteira" da vítima.