Agricultores lamentam perdas na plantação e temem não ter alimentos para se manter em Palmeira
Fortes chuvas no município prejudica plantação e causa prejuízos a pequenos produtores
É da plantação de hortaliças como alface e coentro que sobrevive o agricultor Antônio Marcos. A propriedade fica na comunidade Amaro, a poucos quilômetros da zona urbana de Palmeira dos Índios. As chuvas desse ano trouxeram um misto de benção e preocupação. Mesmo essencial para a lavoura, o excesso de água prejudica as plantações.
“Tivemos uma grande perda de alface com as chuvas. O coentro suporta mais a chuva forte, ele arria, mas com o tempo ele levanta, mas o alface com a chuva não cresce e quando inunda d’água ela acaba murchando todo e morre a metade. A perda é de 80%. Mas, só agradecer a Deus porque estamos começando de novo. O que sobrou, estamos remanejando e plantando novamente,” lamentou o agricultor.
Já a Maria Aparecida mora no Quilombo Tabacaria, e a chuva por lá destruiu toda a plantação. "Essa chuva destruiu tudo. Plantamos três tarefas de feijão e acabou, o milho também. Amarelou e brejou tudo. Não tem como plantar mais. Estamos precisando comprar feijão e nessa situação que tá o quilo! Agora tá por R$13,00. Estou com 44 anos e nunca vi tanta chuva como este ano. Estamos na mão de Deus", disse preocupada.
Já o agricultor José Alexandre teme não ter condições de comprar os alimentos que iria colher da própria terra. "Eu tinha esperança de plantar, colher e comer do que plantei. Eu tô pior do que vivia, não tenho dinheiro para comprar. Fui até a roça olhar e não tem mais o que plantei. Perdi a fava e o feijão, o milho tá todo amarelo, as abobreiras tão caindo as folhas. Em todo canto que eu fosse as botas ficavam por causa lama. Se eu não tiver pra comprar, vou passar fome, porque de roça não tenho nada. Vou completar 60 anos e nunca vi tanta chuva assim," relatou.
O 7segundos já mostrou na semana passada que choveu três vezes mais que o esperado para o mês de junho neste ano em Palmeira. Os dados são do Instituto de Meteorologia do município.
A Secretaria de Agricultura do município afirma que os agricultores têm direito a um seguro que pode amenizar as perdas às familias. "Essa forte chuva vai ser um grande dano para agricultura familiar de Palmeira dos Índios. Muitos já perderam as lavouras, outros correm risco de perder. Mas estamos com um programa que é parceria entre a prefeitura e o estado em que a prefeitura dá uma contrapartida, se chama Garantia Safra que diminui o prejuízo que ele vai ter pois vai receber R$1,200. Quatrocentos e trinta agricultores já foram aprovados e vão ter direito a esse seguro," explicou o secretário Luciano Monteiro.