207 novas empresas são abertas em Palmeira dos Índios no primeiro semestre de 2022
Saldo de empregos também foi positivo, apesar dos números tímidos
Em Palmeira dos Índios, 207 novas empresas foram abertas no primeiro semestre de 2022 segundo a Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio).Também foram fechadas 121 empresas nesse mesmo período, o que dá um saldo positivo 86 empresas instaladas no município.
Algumas dessas empresas são filiais de grandes empresas que viram em Palmeira potencial econômico para investir. É o caso de uma rede de lojas de móveis que inaugurou na última segunda (20) no centro da cidade. “A gente tem uma loja em Arapiraca e tinha uma grande demanda dos consumidores de Palmeira que saiam daqui para comprar lá. Como aqui abrange toda uma região e as pessoas das cidades vizinhas acabam vindo para cá para fazer compras, a gente buscar então atender essa demanda,” disse o gerente de vendas, Marcelo de Sales.
Com a nova loja, dois novos empregos foram criados. Oportunidade e alívio para a vendedora Mônica Rocha que procurava há um tempo. “Tava muito ruim ficando em casa. Eu estava correndo atrás de uma oportunidade. A minha expectativa aqui na empresa é aprender, sempre quero aprender mais,” afirmou.
Já o Wesley estava sem trabalho há seis meses fazendo apenas “bicos”, foi quando enviou currículo para a loja e foi chamado para a vaga de vendedor. “Aqui em Palmeira é mais difícil de conseguir emprego principalmente para quem não tem tanto conhecimento no comércio, mas o conselho que eu dou é sempre se qualificar,” disse ele.

A chegada dessas empresas ajudou a deixar o saldo de empregos positivo, apesar dos números tímidos registrados no primeiro semestre deste ano. Foram 517 admissões contra 507 desligamentos, um saldo de 10 empregos formais criados no município nesse período. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
Ajudando a melhorar esses números, o empresário Tiago Brandão resolveu resgatar o legado da família no seguimento de farmácia e gerou quatro novos empregos na cidade com a iniciativa. “Meu avô foi uma das principais figuras empreendedoras no seguimento aqui em palmeira e conhecido por muitos. Além disso, sou advogado e também empresário em Maceió. A oportunidade surgiu aqui e eu estou muito feliz com o resultado do empreendimento,” explicou.

O Carlos Henrique é farmacêutico recém-formado e, com a instalação da nova farmácia, já conseguiu se colocar no mercado de trabalho. “Eu achava que ia demorar para conseguir um emprego na área. Mas surgiu essa oportunidade e estou aqui para ajudar a somar,” destacou.

A gerente da farmácia, Irlandia de Lucena, estava trabalhando como autônoma antes de ser chamada para a função. “Já trabalhei com vendas e distribuidora e agora estou como gerente, a minha visão é que Palmeira merece empreendimentos novos. E vendo essa possibilidade, enviei currículo e abracei a oportunidade.”

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Palmeira dos Índios, o município tem oferecido incentivos que ajudam a aumentar o interesse das empresas pelo município. “Foram criadas leis de incentivo fiscal e locacional, sempre tentarmos melhorar a infraestrutura, qualificar mão de obra, estrutura de hospitais e emergências. Dessa forma, atraímos mais empresas para o município e junto disso estimulamos a formalização. Criamos também a Sala do Empreendedor onde atendemos as micro e pequenas empresas facilitando o acesso a serviços essenciais como a formalização de empresas, emissão de certidões, negociação de débitos e orientações jurídicas e empresariais, acesso ao crédito, entre outros,” explicou.
Últimas notícias
Exportação de barbatana do tubarão-azul é proibida no Brasil
Governo zera tarifa de importação de 191 bens de capital e informática
STF derruba decisão de Mendonça que prorrogou da CPMI do INSS
Escolas tem até sexta-feira (27) para confirmar participação nos Jogos Estudantis de Alagoas
Paulo Dantas entrega sementes e pavimentação urbana em Dois Riachos
Cibele Moura critica retirada de food trucks da Pajuçara e cobra alternativa viável para trabalhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
