Economia

207 novas empresas são abertas em Palmeira dos Índios no primeiro semestre de 2022

Saldo de empregos também foi positivo, apesar dos números tímidos

Por Henrique Interaminense/ Weverton Bruno 23/06/2022 11h11 - Atualizado em 24/06/2022 12h12
207 novas empresas são abertas em Palmeira dos Índios no primeiro semestre de 2022
Palmeira dos Índios tem atraído empresas que acreditam no potencial da cidade. - Foto: 7segundos

Em Palmeira dos Índios, 207 novas empresas foram abertas no primeiro semestre de 2022 segundo a Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio).Também foram fechadas 121 empresas nesse mesmo período, o que dá um saldo positivo 86 empresas instaladas no município.

Algumas dessas empresas são filiais de grandes empresas que viram em Palmeira potencial econômico para investir. É o caso de uma rede de lojas de móveis que inaugurou na última segunda (20) no centro da cidade. “A gente tem uma loja em Arapiraca e tinha uma grande demanda dos consumidores de Palmeira que saiam daqui para comprar lá. Como aqui abrange toda uma região e as pessoas das cidades vizinhas acabam vindo para cá para fazer compras, a gente buscar então atender essa demanda,” disse o gerente de vendas, Marcelo de Sales.

Com a nova loja, dois novos empregos foram criados. Oportunidade e alívio para a vendedora Mônica Rocha que procurava há um tempo. “Tava muito ruim ficando em casa. Eu estava correndo atrás de uma oportunidade. A minha expectativa aqui na empresa é aprender, sempre quero aprender mais,” afirmou.

Já o Wesley estava sem trabalho há seis meses fazendo apenas “bicos”, foi quando enviou currículo para a loja e foi chamado para a vaga de vendedor. “Aqui em Palmeira é mais difícil de conseguir emprego principalmente para quem não tem tanto conhecimento no comércio, mas o conselho que eu dou é sempre se qualificar,” disse ele.

Da esquerda para direita, os vendedores Wesley e Mônica e o gerente de vendas Marcelo de Sales. Foto: Weverton Bruno.


A chegada dessas empresas ajudou a deixar o saldo de empregos positivo, apesar dos números tímidos registrados no primeiro semestre deste ano. Foram 517 admissões contra 507 desligamentos, um saldo de 10 empregos formais criados no município nesse período. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Ajudando a melhorar esses números, o empresário Tiago Brandão resolveu resgatar o legado da família no seguimento de farmácia e gerou quatro novos empregos na cidade com a iniciativa. “Meu avô foi uma das principais figuras empreendedoras no seguimento aqui em palmeira e conhecido por muitos. Além disso, sou advogado e também empresário em Maceió. A oportunidade surgiu aqui e eu estou muito feliz com o resultado do empreendimento,” explicou.

Tiago Brandão também tem empreendimentos em Maceió. Foto: Weverton Bruno.


O Carlos Henrique é farmacêutico recém-formado e, com a instalação da nova farmácia, já conseguiu se colocar no mercado de trabalho. “Eu achava que ia demorar para conseguir um emprego na área. Mas surgiu essa oportunidade e estou aqui para ajudar a somar,” destacou.

Carlos Henrique é farmacêutico recém formado.

A gerente da farmácia, Irlandia de Lucena, estava trabalhando como autônoma antes de ser chamada para a função. “Já trabalhei com vendas e distribuidora e agora estou como gerente, a minha visão é que Palmeira merece empreendimentos novos. E vendo essa possibilidade, enviei currículo e abracei a oportunidade.”

Irlândia de Lucena, gerente da farmácia. Foto: Weverton Bruno.


Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Palmeira dos Índios, o município tem oferecido incentivos que ajudam a aumentar o interesse das empresas pelo município. “Foram criadas leis de incentivo fiscal e locacional, sempre tentarmos melhorar a infraestrutura, qualificar mão de obra, estrutura de hospitais e emergências. Dessa forma, atraímos mais empresas para o município e junto disso estimulamos a formalização. Criamos também a Sala do Empreendedor onde atendemos as micro e pequenas empresas facilitando o acesso a serviços essenciais como a formalização de empresas, emissão de certidões, negociação de débitos e orientações jurídicas e empresariais, acesso ao crédito, entre outros,” explicou.