Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas são prorrogadas
Em 2021, AL teve o 6º melhor desempenho do Brasil na competição e o segundo da região Nordeste
As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) foram prorrogadas para a próxima quarta-feira, dia 29. A decisão, anunciada na quarta-feira (23), pela coordenação nacional da Olimpíada, permitirá que mais unidades de ensino da rede pública efetuem sua inscrição na edição 2022 no evento por meio do site http://www.sbfisica.org.br/~obfep/inscricoes-2022/ . As provas serão aplicadas nos dias 30 de agosto (1ª fase) e 26 de novembro (2ª etapa).
Organizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), a OBFEP visa estimular o estudo da Física, identificar jovens talentos – fomentando seu ingresso na universidade – e incentivar o aperfeiçoamento dos professores da rede pública.
Em Alagoas, a competição é coordenada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), secretarias municipais de Educação (Semeds) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
Podem participar da competição estudantes do 9º ano do ensino fundamental e de todas as séries do ensino médio. No ato da inscrição, o professor responsável pelo credenciamento deve cadastrar a sua escola e informar quais alunos estão aptos a participarem das provas.
“Neste ano em que empreendemos uma série de ações para reverter as perdas educacionais destes dois anos de pandemia, a OBFEP e demais olimpíadas de conhecimento são excelentes ferramentas para fortalecer a aprendizagem que foi afetada durante o período de distanciamento social”, ressalta a secretária de Estado da Educação, professora Roseane Vasconcelos.
Desempenho alagoano
Na edição 2021 da Olimpíada, Alagoas conquistou 36 medalhas, sendo 08 de ouro, 14 de prata e 14 de bronze. Dentre estes 36 medalhistas, 20 conseguiram premiação tanto no nível estadual quanto nacional da competição. Estes resultados fizeram com que o Estado registrasse o sexto melhor desempenho do Brasil e o segundo do Nordeste no ranking da OBFEP.
Professor do Instituto de Física da Ufal e coordenador estadual da OBFEP, Samuel Teixeira diz que, este ano, a meta é superar os números da edição 2021. “A olimpíada traz ganhos tanto para os estudantes quanto para seus professores, visto que é um estímulo para os jovens ingressarem nas universidades e fomenta o aperfeiçoamento dos docentes. Por isso, convidamos todas as escolas públicas de Alagoas a participarem e fazerem desta a maior edição da OBFEP em número de participação e de medalhas”, conclama o coordenador.
Veja também
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
