Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas são prorrogadas
Em 2021, AL teve o 6º melhor desempenho do Brasil na competição e o segundo da região Nordeste
As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) foram prorrogadas para a próxima quarta-feira, dia 29. A decisão, anunciada na quarta-feira (23), pela coordenação nacional da Olimpíada, permitirá que mais unidades de ensino da rede pública efetuem sua inscrição na edição 2022 no evento por meio do site http://www.sbfisica.org.br/~obfep/inscricoes-2022/ . As provas serão aplicadas nos dias 30 de agosto (1ª fase) e 26 de novembro (2ª etapa).
Organizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), a OBFEP visa estimular o estudo da Física, identificar jovens talentos – fomentando seu ingresso na universidade – e incentivar o aperfeiçoamento dos professores da rede pública.
Em Alagoas, a competição é coordenada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), secretarias municipais de Educação (Semeds) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
Podem participar da competição estudantes do 9º ano do ensino fundamental e de todas as séries do ensino médio. No ato da inscrição, o professor responsável pelo credenciamento deve cadastrar a sua escola e informar quais alunos estão aptos a participarem das provas.
“Neste ano em que empreendemos uma série de ações para reverter as perdas educacionais destes dois anos de pandemia, a OBFEP e demais olimpíadas de conhecimento são excelentes ferramentas para fortalecer a aprendizagem que foi afetada durante o período de distanciamento social”, ressalta a secretária de Estado da Educação, professora Roseane Vasconcelos.
Desempenho alagoano
Na edição 2021 da Olimpíada, Alagoas conquistou 36 medalhas, sendo 08 de ouro, 14 de prata e 14 de bronze. Dentre estes 36 medalhistas, 20 conseguiram premiação tanto no nível estadual quanto nacional da competição. Estes resultados fizeram com que o Estado registrasse o sexto melhor desempenho do Brasil e o segundo do Nordeste no ranking da OBFEP.
Professor do Instituto de Física da Ufal e coordenador estadual da OBFEP, Samuel Teixeira diz que, este ano, a meta é superar os números da edição 2021. “A olimpíada traz ganhos tanto para os estudantes quanto para seus professores, visto que é um estímulo para os jovens ingressarem nas universidades e fomenta o aperfeiçoamento dos docentes. Por isso, convidamos todas as escolas públicas de Alagoas a participarem e fazerem desta a maior edição da OBFEP em número de participação e de medalhas”, conclama o coordenador.
Veja também
Últimas notícias
PC investiga homicídio de homem encontrado dentro de casa em Palmeira
Justiça homologa acordo para indenizar empregados das Casas Bahia
Chat do aplicativo Limpeza é Massa é o principal canal de atendimento da Alurb
Prefeitura de Maceió conclui pavimentação de ruas próximas ao Mirante Santa Amélia
Vereadores comemoram fim da escala 6x1 e parabenizam professores por contribuição social
Procon Maceió registra estabilidade no menor preço da Cesta Básica em outubro
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
