Cidades

“É um crime contra a constituição permitir guardas municipais sem concurso,” diz consultor jurídico do Sindguarda de Alagoas

Apenas 42 cidades em Alagoas possuem Guardas Civis Municipais no estado

Por 7segundos 04/07/2022 10h10 - Atualizado em 04/07/2022 15h03
“É um crime contra a constituição permitir guardas municipais sem concurso,” diz consultor jurídico do Sindguarda de Alagoas
Alagoas tem poucos municípios com Guarda Municipal regularizada. - Foto: 7segundos

O consultor jurídico do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (SINDGUARDA), Charles Sanches, concedeu entrevista na manhã desta segunda-feira (4) ao programa Jornal do 7, na Rádio Nova Farol FM em Palmeira dos Índios.

Segundo ele, há em Alagoas apenas 42 municípios no estado de Alagoas com Guardas Civis Municipais regularizadas. “Estamos trabalhando para que os municípios tenham suas Guardas Civis Municipais. Alguns municípios contrariam a constituição e fazem contratos de pessoas aleatórias que tem vinculo com o gestor e usurpam a função de guarda municipal. É uma aberração jurídica, um crime contra a constituição. O guarda só pode exercer essa função após concurso publico e curso de formação que demora 700 horas.”

Sanches diz que quando o cidadão encontrar um GCM ele estará capacitado. “O GCM está em constante formação, e é obrigação do poder público manter isso. Além das 700 horas que falei, eles ainda tem mais 160 horas de curso de armamento e tiro pra ele ter porte de arma de fogo. A GCM é a única instituição que é fiscalizada por outra instituição que é a Polícia Federal e todo ano eles passam por formação continuada e testes psicológicos,” reforçou ele.