Resolução do IFAL Palmeira permitindo uso dos banheiros por pessoas trans causa polêmica entre pais e estudantes
Medida dá livre acesso a pessoas trans nos espaços da instituição
Um aviso fixado nos corredores do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) de Palmeira dos Índios informando sobre a permissão de livre acesso de pessoas trans nos banheiros e vestiários, além de outros espaços, está incomodando pais e alunos.
O aviso trata do artigo 10 da resolução 17/2017 que trata sobre nome social e acesso das pessoas trans nos espaços do IFAL e traz dois pontos. O primeiro que assegura o acesso a todo espaço, ambiente e atividades. E o segundo, permite o uso de banheiro, vestiários e demais espaços segregados por gênero, de acordo com a identidade de gênero autodeclarada.
A medida incomodou pais e alunos que se dizem indignados com a situação. “Minha filha estuda lá e os alunos, em especial as alunas, ficaram chocadas com um aviso que a direção coloca na porta do vestiário feminino, onde elas se trocam e tomam banho após as atividades físicas. Tá todo mundo em pânico lá. Até os pais sem saberem o que fazer. O cartaz diz que pessoas trans, que se declaram trans apenas por declaração, podem fazer uso do banheiro destinado as mulheres. O STF está há sete anos votando esta pauta e ainda nem chegou a um consenso,” relatou o pai.
Alunas também entraram em contato com o 7segundos sobre a situação. “O IFAL aplicou esse método sem comunicar alunos e pais para um consenso, não estamos contestando por preconceitos, mas por segurança porque envolve a liberação de um local muito privado como vestiários e banheiros,” disse uma das alunas.
"Da mesma forma que criaram isso para levar a inclusão deles em consideração, não deixa de ser fato um homem e uma mulher e que nós mulheres estamos vulneráveis a sofrer algum tipo de abuso e na hora de arcar as consequências se justificar como trans, não estamos confortáveis com essa situação, queremos que essa questão seja vista e resolvida da melhor forma possível,” relatou outra aluna.
O 7segundos entrou em contato com a instituição que informou que o IFAL possui uma Comissão de Gênero e uma Coordenação de Ações Inclusivas que está trabalhando no posicionamento institucional sobre essa questão para a comunidade.
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
