Geral

Chefe do Disk Denúncia fala sobre a ferramenta e de como ela pode ser utilizada pela população

Eliane Araújo falou sobre a ferramenta em entrevista a Rede Antena 7 de Rádio nesta quarta-feira (23)

Por 7 Segundos 23/11/2022 11h11 - Atualizado em 23/11/2022 16h04
Chefe do Disk Denúncia fala sobre a ferramenta e de como ela pode ser utilizada pela população
Chefe do Disk Denúncia da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas, Eliane Araújo - Foto: Reprodução

Na manhã desta quarta-feira (23) a Rede Antena 7 de Rádio entrevistou a Chefe do Disk Denúncia da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP) Eliane Araújo para falar sobre a ferramenta do Disk denúncia e de como ela pode ser utilizada pela população.

“É uma ferramenta que a população pode ajudar a polícia denunciando os crimes. Se acontecer ali na sua rua, na localidade ou você presenciou. Infelizmente não temos efetivo para ter um policial em cada rua, cada esquina e em todos os momentos então é de grande importância que a população ajude a polícia”, destacou.

Na entrevista, Eliane destacou a diferença do número 190 e do 181:


“190 é para uma situação de emergência que você precise , que a equipe de viatura policial vai naquele momento naquele local como um acidente de trânsito com vítima, um homicídio, uma tentativa de homicídio você liga para o 190 que é emergência policial para que uma viatura policial esteja lá o mais rápido possível”.

O 181 é para denúncias anônimas e a identidade do denunciante é preservada:

“Nós garantimos o sigilo, o anonimato do denunciante. Em nenhum momento a população vai registrar, fazer algum registro de dados,pegar seu telefone celular, registrar sua localização. Confie na polícia, não há a possibilidade da gente rastrear o denunciante. O sigilo e a identidade do denunciante é preservada”.

Ela também destacou que existem 3 formas de realizar a denúncia:


“Você ligando para o 181 que funciona 24 horas de domingo a domingo, final de semana, ligue a qualquer momento. Você tem 3 opções para falar com o disk denúncia: o número 181 que é uma ligação gratuita, você pode acessar pela internet através do disk denúncia Alagoas, vai na página da Secretaria de Segurança Pública vai tá lá o ícone, é bem simples de forma anônima ou com o aplicativo do disk denúncia Alagoas no seu celular. Das 3 formas que você entrar em contato você não vai ser identificado. Vai ter uma equipe de policiais totalmente preparados e vai despachar aquela sua denúncia para a unidade responsável”.

Maus tratos a idosos, violência contra a mulher, você ouve sua vizinha sendo espancada, no outro dia você vê ela com hematomas, dá tudo a entender que ali existe a violência contra a mulher. Ou idoso abandonado não sendo bem atendido, bem como uma criança ou também pode ser contra animais. Qualquer tipo de crime se você souber de alguma informação liga para o 181 ou através da internet ou pelo aplicativo. A denúncia vai ser diligenciada. Toda denúncia é importante para a gente.Esse somatório de denúncias faz uma linha de raciocínio para que a polícia chegue no suspeito”.

Nós fazemos várias operações baseadas em denúncias anônimas. Inclusive já vamos para a terceira operação esse ano só de violência contra os idosos, já fizemos duas de violência contra as mulheres. A gente diligencia 100% das denúncias”.