Chefe do Disk Denúncia fala sobre a ferramenta e de como ela pode ser utilizada pela população
Eliane Araújo falou sobre a ferramenta em entrevista a Rede Antena 7 de Rádio nesta quarta-feira (23)

Na manhã desta quarta-feira (23) a Rede Antena 7 de Rádio entrevistou a Chefe do Disk Denúncia da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP) Eliane Araújo para falar sobre a ferramenta do Disk denúncia e de como ela pode ser utilizada pela população.
“É uma ferramenta que a população pode ajudar a polícia denunciando os crimes. Se acontecer ali na sua rua, na localidade ou você presenciou. Infelizmente não temos efetivo para ter um policial em cada rua, cada esquina e em todos os momentos então é de grande importância que a população ajude a polícia”, destacou.
Na entrevista, Eliane destacou a diferença do número 190 e do 181:
“190 é para uma situação de emergência que você precise , que a equipe de viatura policial vai naquele momento naquele local como um acidente de trânsito com vítima, um homicídio, uma tentativa de homicídio você liga para o 190 que é emergência policial para que uma viatura policial esteja lá o mais rápido possível”.
O 181 é para denúncias anônimas e a identidade do denunciante é preservada:
“Nós garantimos o sigilo, o anonimato do denunciante. Em nenhum momento a população vai registrar, fazer algum registro de dados,pegar seu telefone celular, registrar sua localização. Confie na polícia, não há a possibilidade da gente rastrear o denunciante. O sigilo e a identidade do denunciante é preservada”.
Ela também destacou que existem 3 formas de realizar a denúncia:
“Você ligando para o 181 que funciona 24 horas de domingo a domingo, final de semana, ligue a qualquer momento. Você tem 3 opções para falar com o disk denúncia: o número 181 que é uma ligação gratuita, você pode acessar pela internet através do disk denúncia Alagoas, vai na página da Secretaria de Segurança Pública vai tá lá o ícone, é bem simples de forma anônima ou com o aplicativo do disk denúncia Alagoas no seu celular. Das 3 formas que você entrar em contato você não vai ser identificado. Vai ter uma equipe de policiais totalmente preparados e vai despachar aquela sua denúncia para a unidade responsável”.
Maus tratos a idosos, violência contra a mulher, você ouve sua vizinha sendo espancada, no outro dia você vê ela com hematomas, dá tudo a entender que ali existe a violência contra a mulher. Ou idoso abandonado não sendo bem atendido, bem como uma criança ou também pode ser contra animais. Qualquer tipo de crime se você souber de alguma informação liga para o 181 ou através da internet ou pelo aplicativo. A denúncia vai ser diligenciada. Toda denúncia é importante para a gente.Esse somatório de denúncias faz uma linha de raciocínio para que a polícia chegue no suspeito”.
Nós fazemos várias operações baseadas em denúncias anônimas. Inclusive já vamos para a terceira operação esse ano só de violência contra os idosos, já fizemos duas de violência contra as mulheres. A gente diligencia 100% das denúncias”.
Últimas notícias

Carro cai em cratera de trecho interditado da BR-101, em São Miguel dos Campos

Mulher tem fratura exposta no pé após queda de moto, em Arapiraca

‘Ela Se Garante’: Aula inaugural de handebol e futsal atrai público em Penedo

Suspeito de cometer estupro de vulnerável e gravar crime é preso em operação da PF

Chuva de meteoros Perseidas deixa rastro luminoso no céu do RS

Profissionais da saúde de Penedo participam de projeto nacional para fortalecer rede de atenção psicossocial
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
