Chefe do Disk Denúncia fala sobre a ferramenta e de como ela pode ser utilizada pela população
Eliane Araújo falou sobre a ferramenta em entrevista a Rede Antena 7 de Rádio nesta quarta-feira (23)
Na manhã desta quarta-feira (23) a Rede Antena 7 de Rádio entrevistou a Chefe do Disk Denúncia da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP) Eliane Araújo para falar sobre a ferramenta do Disk denúncia e de como ela pode ser utilizada pela população.
“É uma ferramenta que a população pode ajudar a polícia denunciando os crimes. Se acontecer ali na sua rua, na localidade ou você presenciou. Infelizmente não temos efetivo para ter um policial em cada rua, cada esquina e em todos os momentos então é de grande importância que a população ajude a polícia”, destacou.
Na entrevista, Eliane destacou a diferença do número 190 e do 181:
“190 é para uma situação de emergência que você precise , que a equipe de viatura policial vai naquele momento naquele local como um acidente de trânsito com vítima, um homicídio, uma tentativa de homicídio você liga para o 190 que é emergência policial para que uma viatura policial esteja lá o mais rápido possível”.
O 181 é para denúncias anônimas e a identidade do denunciante é preservada:
“Nós garantimos o sigilo, o anonimato do denunciante. Em nenhum momento a população vai registrar, fazer algum registro de dados,pegar seu telefone celular, registrar sua localização. Confie na polícia, não há a possibilidade da gente rastrear o denunciante. O sigilo e a identidade do denunciante é preservada”.
Ela também destacou que existem 3 formas de realizar a denúncia:
“Você ligando para o 181 que funciona 24 horas de domingo a domingo, final de semana, ligue a qualquer momento. Você tem 3 opções para falar com o disk denúncia: o número 181 que é uma ligação gratuita, você pode acessar pela internet através do disk denúncia Alagoas, vai na página da Secretaria de Segurança Pública vai tá lá o ícone, é bem simples de forma anônima ou com o aplicativo do disk denúncia Alagoas no seu celular. Das 3 formas que você entrar em contato você não vai ser identificado. Vai ter uma equipe de policiais totalmente preparados e vai despachar aquela sua denúncia para a unidade responsável”.
Maus tratos a idosos, violência contra a mulher, você ouve sua vizinha sendo espancada, no outro dia você vê ela com hematomas, dá tudo a entender que ali existe a violência contra a mulher. Ou idoso abandonado não sendo bem atendido, bem como uma criança ou também pode ser contra animais. Qualquer tipo de crime se você souber de alguma informação liga para o 181 ou através da internet ou pelo aplicativo. A denúncia vai ser diligenciada. Toda denúncia é importante para a gente.Esse somatório de denúncias faz uma linha de raciocínio para que a polícia chegue no suspeito”.
Nós fazemos várias operações baseadas em denúncias anônimas. Inclusive já vamos para a terceira operação esse ano só de violência contra os idosos, já fizemos duas de violência contra as mulheres. A gente diligencia 100% das denúncias”.
Últimas notícias
Caminhões movidos a GNV são apresentados por Algás e Scania em evento na Capital alagoana
Proporção de quem estava em home office recua em 2024 e chega a 7,9%
Placa solar provoca incêndio em marcenaria no bairro do Feitosa, em Maceió
Condenado na trama golpista, Bolsonaro tem até domingo para apresentar novo recurso
Preso pela PF, dono do Master levava vida de luxo; festa multimilionária com Alok, viagens e coleção de aviões
Aneel mantém bandeira vermelha 1 na conta de luz em novembro
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
