Mais de três mil famílias indígenas e quilombolas de Alagoas têm direito a descontos na conta de luz, mas ainda não recebem o benefício
Redução do valor pode ser de até 100% na fatura mensal, mas é preciso fazer solicitação junto à Equatorial

Mais de três mil famílias indígenas e quilombolas de Alagoas estão deixando de receber descontos de até 100% na conta de energia porque ainda não solicitaram o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Por isso, a Equatorial Alagoas tem intensificado a divulgação para que os clientes passem a ter direito à tarifa de energia reduzida.
Em Alagoas, já são mais de 500 mil famílias beneficiadas pelo desconto na Tarifa Social, concedido pelo Governo Federal à clientes considerados baixa renda. Entre eles, 6.436 são indígenas e quilombolas. Um levantamento realizado pela Distribuidora mostra que cerca de 290 mil famílias estão deixando de receber o benefício porque ainda não realizaram o cadastro na concessionária de energia. Desse total, mais 3.600 famílias indígenas e quilombolas são potenciais beneficiárias.
“Nosso objetivo é cadastrar o maior número possível de clientes no programa, pois, sabemos o quanto esse desconto faz a diferença na vida daqueles que mais precisam. Por isso, temos realizado uma grande busca ativa em todo estado para identificar as famílias que possuem direito ao benefício, inclusive, promovendo o cadastro dessas famílias através dos mutirões de serviços ‘Pelo Cliente Todo Dia’, que são realizados dentro dos municípios e nas comunidades indígenas e quilombolas”, explica a gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Alagoas, Luciana Carmo.
Como conseguir desconto na conta de energia
Para ter acesso ao benefício, é preciso estar inscrito e com todos os dados atualizados junto ao Cadastro Único (CadÚnico), inclusive o Número de Identificação Social (NIS). Além disso, também é necessário ter renda igual ou menor a meio salário mínimo por pessoa da família, ou possuir, entre seus moradores, alguém que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os indígenas que não possuírem RG ou CPF, podem apresentar o RANI – Registro Administrativo de Nascimento Indígena.
Quem ainda não é inscrito na Tarifa Social e já tem o NIS atualizado pode fazer a solicitação à Equatorial sem sair de casa, pelo telefone 0800 082 0196 ou por mensagem de texto no WhatsApp (82) 2126-9200, por meio da assistente virtual Clara, exceto para os casos que são necessários apresentar laudo médico.
Os clientes também podem requerer o benefício pelo site da Distribuidora: al.equatorialenergia.com.br ou se dirigir a uma das agências de atendimento presencial da concessionária.
O cadastro também pode ser feito através do atendimento porta a porta, junto aos leituristas, agentes de campo e agentes comerciais, devidamente identificados com uniforme e crachá a serviço da empresa estão em diversos bairros da capital e do interior efetuando a inscrição na baixa renda. Se o cliente estiver com o NIS atualizado, o desconto já é aplicado na próxima fatura de energia.
Confira abaixo a documentação necessária:
• CPF;
• Identidade ou Registro Administrativo de Nascimento do Indígena (RANI) para as famílias indígenas;
• Número de Identificação Social (NIS);
• Caso possua o Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social – BPC, informar o número do benefício;
• informar a conta contrato da conta de energia.
Últimas notícias

Ministro Renan Filho lança obra do VLT em Arapiraca nesta segunda (07)

Resultado do Concurso de Tradições Nordestinas será divulgado nesta sexta (04)

Câmara aprova projeto de Alfredo Gaspar que endurece pena para crimes hediondos

Traficante é preso escondido com drogas em barraco improvisado no Pilar

Homem com tornozeleira eletrônica é flagrado com maconha durante abordagem em Palmeira dos Índios

Homem bêbado é preso por ameaçar esposa no bairro Jacintinho
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
