Merenda Escolar: Educação lança edital para compra de alimentos da agricultura familiar
Agricultores interessados em participar têm até o dia 23 de maio para apresentar a documentação necessária

Com objetivo de proporcionar uma alimentação escolar de qualidade aos estudantes alagoanos, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), publicou, na edição desta quarta-feira (03) do Diário Oficial do Estado (DOE), o edital da Chamada Pública para a compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar. Com esse processo, que conta com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Estado vai aprimorar o cardápio da merenda na rede estadual de ensino.

O edital vai contemplar 17 itens do cardápio escolar, entre produtos lácteos, leguminosas, ovos, frutas e seus derivados. Além de beneficiar os alunos com uma alimentação mais rica e saudável, o certame também fortalece cooperativas e associações agrícolas de todos os municípios alagoanos. A expectativa é que contribua com geração de renda para 22 mil agricultores familiares, proporcionando a inclusão produtiva.
Para se candidatar, os produtores devem estar organizados em grupos formais, como associações e cooperativas; todas detentoras da Declaração de Aptidão do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ou Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Os candidatos deverão, obrigatoriamente, apresentar a documentação exigida no edital, junto com proposta de venda e amostras dos produtos, à comissão da Chamada Pública, na sede da Superintendência de Alimentação Escolar da Seduc, até o próximo dia 23 de maio.
Valorização do campo
Para o professor Fábio Soares, gestor da Escola Estadual Profº Mileno Ferreira, localizada no município de Santana do Ipanema, a parceria entre a agricultura familiar e a Educação ‘é extremamente positiva para os estudantes da rede estadual’.

“Moramos em uma região exclusivamente agrícola. Então, o nosso alunado vem do campo. Essa é uma grande ação de valorização, já que, agora, os alimentos que os próprios pais produzem no campo irão parar no refeitório de cada escola. É muito gratificante, para todos nós que fazemos a comunidade escolar, ver esse reconhecimento. Para os nossos estudantes, filhos de agricultores, será muito importante ver que tudo o que vem do campo, produzido pelas suas famílias, chega a mais pessoas. É uma parceria que rende bons frutos para todos”, avalia o gestor escolar.
CHAMADA PÚBLICA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR
Local: Superintendência de Alimentação Escolar da Seduc
Endereço: Shopping Cidade, 2° andar, Avenida Fernandes Lima, n° 679, Farol, Maceió-AL
Período para recebimento de documentos de habilitação, proposta de venda e amostras: de 03/05 a 23/05/2023, das 8h às 17h
Últimas notícias

Cibele Moura pede que Governo disponibilize fones antirruídos em locais de atendimento ao público

População de Matriz do Camaragibe participa de Via Sacra ao Alto do Cruzeiro

Corpo de mulher é encontrado em frente ao CT do CRB, na Barra de São Miguel

Três agentes da PRF morrem após viatura colidir com carro de passeio durante perseguição a motociclistas

Número 193 do Corpo de Bombeiros está temporariamente inoperante em Alagoas

Em vídeo, advogado Cícero Pedroza defende que episódio envolvendo o também advogado João Neto foi acidente
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
