Brasil

Desfile que homenageou Lula retrata evangélicos em 'lata de conserva' e gera reação política

Representação feita durante desfile no Carnaval do Rio dividiu opiniões e reacendeu debate sobre liberdade artística e manifestação política

Por 7Segundos 16/02/2026 09h09 - Atualizado em 16/02/2026 09h09
Desfile que homenageou Lula retrata evangélicos em 'lata de conserva' e gera reação política
Ala do desfile da Acadêmicos de Niterói gerou reação política após representação de evangélicos durante homenagem a Lula - Foto: Reprodução

O desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ganhou repercussão nacional após uma ala representar evangélicos dentro de fantasias em formato de “latas de conserva”, classificadas pela escola como crítica a grupos “neoconservadores”. 

A apresentação ocorreu no domingo (15), no Carnaval do Rio de Janeiro, e trouxe o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. Uma das alas exibiu símbolos ligados a setores apontados como opositores políticos do presidente, incluindo evangélicos, agronegócio e defensores da ditadura militar. 

O conteúdo provocou reações imediatas no meio político. Parlamentares e líderes ligados ao campo conservador classificaram a representação como desrespeitosa e defenderam medidas judiciais contra o desfile. 

O caso reacendeu debates sobre os limites entre expressão artística, liberdade cultural e manifestações políticas no Carnaval, além de ampliar a polarização nas redes sociais em torno da homenagem ao presidente.