Acesso e moradia: questões cruciais na visita do MPF e da DPU aos indígenas de Palmeira dos Índios
Diálogo interinstitucional busca melhorias para os Xucuru-Kariri; moradias precárias e impossibilidade de deslocamento de indígenas em período chuvoso são identificadas
Nos dias 18 e 19 de julho, uma visita técnica ao Território Indígena Xucuru-Kariri, no Município de Palmeira dos Índios (AL), foi conduzida pela Defensoria Pública da União (DPU) em Alagoas, em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), em esforço conjunto para promover o diálogo interinstitucional e a adoção de medidas de proteção dos interesses dos indígenas.
A atuação conjunta se deu por convite do defensor federal dos Direitos Humanos, Diego Alves, e contou com a condução compartilhada com o procurador da República Eliabe Soares, titular do Ofício dos Povos Indígenas do MPF em Alagoas.
Veja fotos da visita
Entre os temas tratados, o primeiro ponto de relevância destacado foi a questão da homologação do território. Nesse sentido, foram identificados os fatores e situações que têm conturbado o processo de homologação da terra, que já se encontra demarcada, mas ainda necessita da devida homologação. A ocupação indevida por posseiros, inclusive pelo poder público municipal, discursos discriminatórios em rádios locais e a difusão de desinformação foram apontados como alguns dos desafios enfrentados pelos indígenas durante esse processo.
Outro ponto de destaque foi a busca pela definição de uma agenda com o Ministério da Justiça para esclarecer os motivos que estão impedindo a homologação da terra. Identificar os obstáculos e buscar soluções foi uma das prioridades levantadas pelas instituições participantes.
A situação fundiária dos imóveis dentro da terra indígena em busca da desintrusão dos não indígenas também foi abordada durante a visita. A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) foi provocada a respeito do levantamento fundiário e apresentou algumas dificuldades existentes por falta de orçamento em 2023. Assim, o MPF e a DPU peticionarão na execução provisória da sentença, no âmbito da Ação Civil Pública 0000475-13.2012.4.05.8001, para que seja determinado o início do levantamento fundiário ainda em 2023 por meio de um orçamento suplementar, visando a mitigar conflitos e ocupações irregulares.
Isolamento das aldeias – O acesso às aldeias mostrou-se um problema grave, especialmente em períodos de chuva, o que impacta negativamente na saúde, educação e no escoamento das produções. Relatos dramáticos de falta de acesso à saúde e educação, bem como óbitos decorrentes da dificuldade de chegada das ambulâncias, reforçaram a necessidade de ações urgentes para garantir a acessibilidade a todas as dez aldeias da etnia Xucuru.
A impossibilidade de deslocamento dos indígenas devido às péssimas condições das estradas de terra que ligam as aldeias entre si e com a cidade de Palmeira dos Índios impede que as crianças cheguem às escolas, que os doentes recebam a visita de médicos ou que sejam levados até unidades de saúde na cidade.
A ausência do serviço dos correios nas aldeias também foi apontada como um dos problemas que afetam a comunidade, prejudicando inclusive o abastecimento das escolas com material didático enviado pelo Ministério da Educação.
Moradias de taipa – A situação de vulnerabilidade da aldeia de Monte Alegre permanece a mesma da constatada há três meses. A situação precária das moradias, construídas com taipa, expõe as pessoas a viverem em condições de indignidade e extrema vulnerabilidade. As instituições foram informadas de que a Prefeitura de Palmeira dos Índios pretende construir 50 unidades habitacionais na Terra Indígena dos Xucuru Kariri. Assim, MPF, DPU e Funai pretendem cobrar do município esclarecimentos sobre os critérios legais para garantir que os moradores mais necessitados sejam contemplados com os imóveis populares.
Últimas notícias
Moraes autoriza que familiares visitem Bolsonaro e aliados na prisão
Anvisa manda recolher lava-roupas líquido da Ypê por contaminação
Alfredo Gaspar aponta lavagem bilionária envolvendo aposentados e pensionistas: “É a festa do crime”
Cabo Bebeto denuncia recorrentes atrasos da Sesau e aponta falha de gestão
Ivete Sangalo anuncia fim do casamento com Daniel Cady após 16 anos
Juiz é baleado e socorrido após ataque em Ouricuri no Sertão de Pernambuco
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
