Encontro Nacional de Travestis, Homens e Mulheres Trans e Não-Bináries reune mais de 150 participantes
Promovido pela Secretaria da Mulher e Direitos Humanos, evento promoveu durante quatro dias o debate sobre a garantia de direitos e os desafios destas comunidades
A Secretaria de Estado da Mulher e Direitos Humanos (Semurdh) realizou, de 26 a 29 deste mês, o primeiro Encontro Nacional de Travestis, Homens e Mulheres Trans e Não-Bináries. Contando com quatro dias de atividades no Estádio Rei Pelé, o evento reuniu mais de 150 participantes.
Com o objetivo de enfatizar o debate sobre educação, direitos humanos e políticas públicas voltadas a estes recortes da população brasileira, o encontro teve palestras e rodas de conversas com nomes de destaque na militância trans e não-binária de todo o país. O evento também trouxe à tona o debate sobre avanços e dificuldades sobre a garantia de direitos, o respeito ao nome social e identidade de gênero, o processo transexualizador e a redução de danos e prevenção ao HIV.
Também foram discutidos temas como a empregabilidade, o afastamento e vulnerabilidade social, e a importância da cultura para a visibilização das pessoas trans. “É preciso que a gestão pública coloque as pessoas trans e não-bináries, assim como a população LGBTQIAPN+, dentro do planejamento. Estamos muito felizes por nosso estado receber um momento como esse, que é de extrema importância para compreendermos a luta dessa comunidade, as suas necessidades e para a construção de políticas públicas”, disse a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva.
Além dos debates, o Encontro também promoveu um momento cultural no Centro Cultural Arte Pajuçara, com a realização do espetáculo Divas da Noite, apresentado pelo Grupo Transhow, e de artistas locais. Como fruto das discussões, foi construído ao final das atividades um relatório sobre os desafios e necessidades destas populações. Ele será entregue aos governos Federal e de Alagoas, e servirá como um norteador para a elaboração e implementação de políticas públicas.

O Encontro foi uma iniciativa da Gerência de Articulação, Execução e Monitoramento de Políticas Públicas da Semudh e teve a parceria de varias secretarias estaduais e entidades ligadas ao ativismo LGBT: Grupo Gay de Maceió (GGM), RedTrans, Aliança Nacional LGBTI, Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (ABRAFH), Fundo Positivo LGBTQIA+, Fundo Positivo, Act Trans, Instituto Brasileiro de Transmasculinidade (IBRAT), Conselhos Estadual e Nacional LGBT. O evento também recebeu apoio do Ibis Budget, de parlamentares e vereadores de Alagoas.
Últimas notícias
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$ 61 bilhões em emendas parlamentares
Defensoria Pública inicia atendimento em regime de plantão durante o recesso forense
Abertura do Educar é Massa é marcada por cultura, palestras e exposição
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós na orla de Maceió
Irmão de Mayara Dias contesta versão apresentada por motociclista por aplicativo
Polícia Civil prende tatuador suspeito de estuprar adolescente em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
