Palmeira dos Índios sedia 2ª Semana Nacional do Registro Civil
A ação visa facilitar o acesso à documentação essencial para os cidadãos
Palmeira dos Índios sedia a segunda edição da Semana Nacional de Registro Civil, intitulada “Registre-se”, uma iniciativa promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e organizada pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e conta com o apoio logístico da prefeitura. O evento acontecerá nos dias 16 e 17 de maio, na escola Municipal Marinete Neves, na Vila Maria, das 8h às 17h.
Durante a Semana “Registre-se”, serão oferecidos diversos serviços, incluindo a emissão de certidões de nascimento, CPFs , novas carteiras de identidade, Segunda via de certidão de casamento; segunda via de certidão de óbito; abertura de carteira de trabalho, Inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais); Cadastro e emissão do Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde); Vacinação; Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista – CIPTEA; Cartão de Identificação de Pessoa com Deficiência e Censo PCD, atendimentos para a oferta de informações quanto aos benefícios previdenciários – PED. A ação visa facilitar o acesso à documentação essencial para os cidadãos.
O TJAL destaca que a Semana Nacional de Registro Civil é especialmente voltada para grupos sociais vulneráveis, como indígenas, pessoas em situação de rua, detentos e ex-detentos, além de vítimas de crimes e afetados por desastres naturais como enchentes.
A falta de documentação oficial impede que essas pessoas acessem diversos serviços básicos, como Saúde, Educação, previdência e assistência social, tornando essencial a iniciativa de regularizar a situação documental desses grupos.
Fique atento à documentação:
PRIMEIRO REGISTRO CIVIL
(PRIMEIRA VIA DE CERTIDÃO DE NASCIMENTO)
Documentação que ateste a sua identidade,
Exemplo: Certidão de batismo
* O dia, mês, ano e lugar do
* O sexo;
* Seu prenome e sobrenome;
* O fato de ser gêmeo, quando assim tiver acontecido;
* Os prenomes e os sobrenomes, a naturalidade, a profissão dos pais e sua residência atual;
* Indicação dos prenomes e os sobrenomes dos avós paternos e maternos;
O(a) registrando(a) deverá estar acompanhado de 2 (duas) testemunhas que possam atestar sua identidade e as informações a serem prestadas perante o(a) oficial(a) de registro civil.
Na hipótese do registrando(a) ser menor de 12 (doze) anos de idade, deverá apresentar, se possível, a Declaração de Nascido Vivo – DNV, devidamente preenchida por profissional da Saúde ou parteira tradicional.
Últimas notícias
Ministério Público intensifica fiscalização sobre marco do saneamento em AL
Suspeito de feminicídio em Arapiraca é preso após ação interestadual
Lei de Tereza Nelma reforça segurança de mulheres no transporte em Maceió
Moradora de Matriz de Camaragibe comemora troca de geladeira após 25 anos
Operação mira grupos suspeitos de planejar ataque em Brasília durante as eleições
Justiça do Trabalho chama atenção para assédio eleitoral
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
