Gervásio Neto critica saúde no município de Palmeira e propõe postos nos bairros
Ele criticou o fato da população ter que sair de madrugada e se deslocar até o centro para marcar exame
Na manhã desta segunda-feira (23), o candidato à prefeitura de Palmeira dos Índios, Gervásio Neto (PRD), falou, durante a sabatina promovida pelo Rede Antena 7, sobre o seu programa de governo para o setor da saúde no município. Segundo Gervásio, “Palmeira dos Índios está no momento, da saúde, de verdadeiro colapso”, disse o candidato.
Um dos principais pontos que o candidato pelo PRD comentou foi a falta de posto de saúde em bairros mais afastados, como na zona rural, por exemplo. Gervásio criticou o fato da população palmeirense ter que sair de suas casas de madrugada e se deslocar até o centro da cidade para tentar marcar um simples exame.
Para solucionar a questão o candidato contou, durante a entrevista, sobre o “Projeto Bairro 360”, que tem como objetivo levar aos bairros mais afastados um posto de saúde. Segundo Neto, a unidade deverá contar com equipamentos adequados, além de bons profissionais e, ainda, farmácia abastecida.
Perguntado sobre quantas unidades de saúde como essa ele pretender construir, se eleito, o candidato não soube pontuar com exatidão, embora tenha mencionado alguns bairros como, por exemplo, o Brivaldo, onde, segundo ele, existe profissionais que estão atendendo a população dentro de uma residência, justamente por falta de postos de saúde.
Ainda com relação às propostas para melhorar a vida da população com relação aos atendimentos básicos de saúde, Gervásio mencionou que também pretende implementar o “Conecta Saúde”, que consiste em um sistema de marcação de consultas e exames de forma online. Seria mais uma opção para que os cidadãos não precisem se deslocar de suas casas e enfrentar longas filas para fazer essas marcações.
Saúde Mental
Uma das perguntas feitas durante a sabatina ao candidato do PRD foi como ele pretende avançar com relação aos cuidados da saúde mental da população de Palmeira dos índios. O candidato falou que considera o tema importante para o município, e disse que Palmeira está em sinal de alerta com relação a esse tema.
“Muitos casos de suicídio na nossa cidade, infelizmente. Precisamos, realmente, fazer um programa, começando pelas escolas, de conscientização das pessoas, de conscientização da saúde mental que todos devemos ter acesso, com psicólogos, com psiquiatras”, relatou Neto.
Além de acesso a esse tipo de atendimento e do projeto para conscientização da população, Gervásio ainda falou sobre a intenção de reestruturar, no município de Palmeira dos índios, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), e, ainda, estruturar locais para a realização de internações para casos graves e que necessitam de apoio e cuidado médico intensivo, uma vez que as famílias, nesses casos, não conseguem cuidar de seus familiares em momentos de crises, por exemplo.