Por meio da Semede, prefeitura de Palmeira realiza ação de Busca Ativa no bairro Xucurus
A busca ativa escolar é uma ação desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e envolvem as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação.

“Fora da escola não pode!”: este é o lema da campanha da Busca Ativa da Secretaria Municipal de Educação em Palmeira dos Índios. Para garantir que nenhuma criança ou adolescente fique fora das salas de aula, a prefeitura, por meio da Semede, realizou – nesta quinta-feira (12) uma mobilização no bairro Xucurus. Na ocasião, a equipe técnica visitou residências e abordou pessoas nas ruas a fim de conscientizar a população sobre a importância da frequência nas escolas. É válido lembrar que o acesso à educação é um direito garantido constitucionalmente e, por isso, é uma função de toda a sociedade zelar para que a evasão escolar não ocorra.
De acordo com um dos coordenadores da Busca Ativa Cristiano Rocha, a busca ativa escolar é uma ação desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e envolvem as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação.
Já Auta Tânia – que é a responsável geral pela Busca Ativa no município de Palmeira dos Índios – cada uma das 37 escolas municipais possuem dois técnicos voltados especificamente à análise da frequência das alunos às aulas. “Hoje em dia contamos com um sistema nacional, bem como duas pessoas especificamente, sendo uma delas é o técnico verificador e a outra o agente visitador. Caso seja notado que o estudante se ausentou das aulas mais de duas vezes, já há um registro e visita à residência para saber o que está motivando estas faltas”, contou.
Apesar de a Busca Ativa ser uma ação contínua, nos últimos meses o município tem realizado uma campanha para reforçar a ação. No bairro Xucurus, além das visitas às casas, houve também idas à escola municipal Irmã Bernadete. Segundo a diretora da unidade de ensino Maria José, o trabalho de Busca Ativa já ajudou a resgatar muitos alunos afastados e impedir que outros casos de evasão escolar acontecessem. “Aqui, sempre que nossas técnicas identificam estas faltas, elas vão imediatamente ás casas dos estudantes e procuram saber junto a seus pais ou cuidadores o que está acontecendo”, falou.
A agente mobilizadora Maria Zélia Ferreira Balbino relatou que não são realizadas apenas uma única visita em cada lar, mas sim um acompanhamento dos casos. “Mantenho relatórios das situações a fim de sempre supervisionar se estas crianças se ausentaram das salas de aula novamente”, disse.
Ciente da importância do trabalho, a secretária municipal de Educação Renilda Pereira parabenizou os técnicos da Semede. “Sabemos que Palmeira dos Índios é um dos municípios alagoanos mais desenvolvidos quando o assunto é educação e isso se deve à cooperação de todos”, disse.
Últimas notícias

Bolsonaro e aliados devem pagar R$ 30 milhões em indenização por trama golpista, decide STF

Trump diz que suspeito de matar Charlie Kirk foi preso

Compra de votos na Barra de Santo Antônio é investigada pela PF há quase um ano

Bar no Jaraguá promove festa gratuita após condenação de Bolsonaro pelo STF

Após pedido de Alfredo Gaspar, Supremo manda prender “Careca do INSS”

Alimentação Escolar de Junqueiro é destaque em Encontro Estadual do PNAE
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
