Por meio da Semede, prefeitura de Palmeira realiza ação de Busca Ativa no bairro Xucurus
A busca ativa escolar é uma ação desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e envolvem as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação.
“Fora da escola não pode!”: este é o lema da campanha da Busca Ativa da Secretaria Municipal de Educação em Palmeira dos Índios. Para garantir que nenhuma criança ou adolescente fique fora das salas de aula, a prefeitura, por meio da Semede, realizou – nesta quinta-feira (12) uma mobilização no bairro Xucurus. Na ocasião, a equipe técnica visitou residências e abordou pessoas nas ruas a fim de conscientizar a população sobre a importância da frequência nas escolas. É válido lembrar que o acesso à educação é um direito garantido constitucionalmente e, por isso, é uma função de toda a sociedade zelar para que a evasão escolar não ocorra.
De acordo com um dos coordenadores da Busca Ativa Cristiano Rocha, a busca ativa escolar é uma ação desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e envolvem as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação.
Já Auta Tânia – que é a responsável geral pela Busca Ativa no município de Palmeira dos Índios – cada uma das 37 escolas municipais possuem dois técnicos voltados especificamente à análise da frequência das alunos às aulas. “Hoje em dia contamos com um sistema nacional, bem como duas pessoas especificamente, sendo uma delas é o técnico verificador e a outra o agente visitador. Caso seja notado que o estudante se ausentou das aulas mais de duas vezes, já há um registro e visita à residência para saber o que está motivando estas faltas”, contou.
Apesar de a Busca Ativa ser uma ação contínua, nos últimos meses o município tem realizado uma campanha para reforçar a ação. No bairro Xucurus, além das visitas às casas, houve também idas à escola municipal Irmã Bernadete. Segundo a diretora da unidade de ensino Maria José, o trabalho de Busca Ativa já ajudou a resgatar muitos alunos afastados e impedir que outros casos de evasão escolar acontecessem. “Aqui, sempre que nossas técnicas identificam estas faltas, elas vão imediatamente ás casas dos estudantes e procuram saber junto a seus pais ou cuidadores o que está acontecendo”, falou.
A agente mobilizadora Maria Zélia Ferreira Balbino relatou que não são realizadas apenas uma única visita em cada lar, mas sim um acompanhamento dos casos. “Mantenho relatórios das situações a fim de sempre supervisionar se estas crianças se ausentaram das salas de aula novamente”, disse.
Ciente da importância do trabalho, a secretária municipal de Educação Renilda Pereira parabenizou os técnicos da Semede. “Sabemos que Palmeira dos Índios é um dos municípios alagoanos mais desenvolvidos quando o assunto é educação e isso se deve à cooperação de todos”, disse.
Últimas notícias
Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas gravemente feridas no Trapiche em Maceió
Polícia Civil de Alagoas manifesta pesar por mortes de policiais em operação no Rio de Janeiro
Delegado é baleado e luta pela vida após operação no Complexo da Penha
Homens armados invadem supermercado durante operação policial no Rio de Janeiro
BPTran recupera 10 motocicletas com queixa de roubo e adulteração durante operação em Pilar
Policial é baleado por tiro de fuzil durante operação no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
