Por meio da Semede, prefeitura de Palmeira realiza ação de Busca Ativa no bairro Xucurus
A busca ativa escolar é uma ação desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e envolvem as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação.
“Fora da escola não pode!”: este é o lema da campanha da Busca Ativa da Secretaria Municipal de Educação em Palmeira dos Índios. Para garantir que nenhuma criança ou adolescente fique fora das salas de aula, a prefeitura, por meio da Semede, realizou – nesta quinta-feira (12) uma mobilização no bairro Xucurus. Na ocasião, a equipe técnica visitou residências e abordou pessoas nas ruas a fim de conscientizar a população sobre a importância da frequência nas escolas. É válido lembrar que o acesso à educação é um direito garantido constitucionalmente e, por isso, é uma função de toda a sociedade zelar para que a evasão escolar não ocorra.
De acordo com um dos coordenadores da Busca Ativa Cristiano Rocha, a busca ativa escolar é uma ação desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e envolvem as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação.
Já Auta Tânia – que é a responsável geral pela Busca Ativa no município de Palmeira dos Índios – cada uma das 37 escolas municipais possuem dois técnicos voltados especificamente à análise da frequência das alunos às aulas. “Hoje em dia contamos com um sistema nacional, bem como duas pessoas especificamente, sendo uma delas é o técnico verificador e a outra o agente visitador. Caso seja notado que o estudante se ausentou das aulas mais de duas vezes, já há um registro e visita à residência para saber o que está motivando estas faltas”, contou.
Apesar de a Busca Ativa ser uma ação contínua, nos últimos meses o município tem realizado uma campanha para reforçar a ação. No bairro Xucurus, além das visitas às casas, houve também idas à escola municipal Irmã Bernadete. Segundo a diretora da unidade de ensino Maria José, o trabalho de Busca Ativa já ajudou a resgatar muitos alunos afastados e impedir que outros casos de evasão escolar acontecessem. “Aqui, sempre que nossas técnicas identificam estas faltas, elas vão imediatamente ás casas dos estudantes e procuram saber junto a seus pais ou cuidadores o que está acontecendo”, falou.
A agente mobilizadora Maria Zélia Ferreira Balbino relatou que não são realizadas apenas uma única visita em cada lar, mas sim um acompanhamento dos casos. “Mantenho relatórios das situações a fim de sempre supervisionar se estas crianças se ausentaram das salas de aula novamente”, disse.
Ciente da importância do trabalho, a secretária municipal de Educação Renilda Pereira parabenizou os técnicos da Semede. “Sabemos que Palmeira dos Índios é um dos municípios alagoanos mais desenvolvidos quando o assunto é educação e isso se deve à cooperação de todos”, disse.
Últimas notícias
Acusados tentar explodir bomba em aeroporto se tornam réus no STF
Aprovado no Senado, PL da Dosimetria vai à sanção presidencial
Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira
Bolsonaro pede autorização para fazer fisioterapia na prisão
Rafael Brito realiza sonho de milhares de educadores e luta para transformar PIBID em lei
Incêndio em vegetação mobiliza Corpo de Bombeiros na Avenida Governador Afrânio Lages, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
