Sobe para 17 o nº de mortos após bondinho descarrilar em Lisboa
Elevador da Glória, uma das principais atrações turísticas da capital portuguesa, tombou nesta quarta-feira (3)

O número de mortos do descarrilamento do Elevador da Glória, um bondinho histórico e uma das principais atrações turísticas de Lisboa, subiu para 17 na manhã desta quinta-feira (4), afirmaram autoridades portuguesas.
A tragédia, ocorrida na quarta-feira (3), também deixou mais de 21 hospitalizadas, três delas em estado grave, segundo as autoridades. Há um brasileiro entre os feridos, afirmou o cônsul-geral do Brasil nesta quinta.
A polícia portuguesa divulgou nesta quinta-feira a nacionalidade de 15 das 17 vítimas. Entre elas, há:
4 portugueses;
2 alemães;
2 espanhóis;
1 coreano;
1 cabo-verdeano;
1 canadense;
1 italiano;
1 francês;
1 suíço;
1 marroquino.
As causas do acidente ainda estão sendo investigadas pelas autoridades portuguesas, e outros três funiculares de Lisboa estão passando por inspeções preventivas por conta do acidente no Elevador da Glória.
A linha opera desde 1885 e conecta a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto. Ambas as regiões são muito frequentadas por turistas e ficam no coração da capital portuguesa.
Veja a seguir o que se sabe sobre o caso.
O que aconteceu?
O acidente ocorreu por volta das 18h05, horário local (14h05 em Brasília). As autoridades informaram que o bondinho descarrilou enquanto descia uma ladeira em direção à Praça dos Restauradores.
A imprensa local relatou que o veículo, também conhecido como elétrico em Portugal, bateu contra um edifício e tombou.
A Polícia Judiciária de Lisboa afirmou que 15 pessoas morreram no local do acidente e 23 ficaram feridas. As vítimas foram levadas para hospitais da região e cinco pessoas foram socorridas em estado grave. Duas delas não resistiram e morreram na manhã desta quinta, o que fez o número de mortos ir a 17, e o de feridos para 21.
O governo português declarou luto nacional.
Quais foram as causas do acidente?
Segundo a imprensa portuguesa, o acidente pode ter sido causado pelo rompimento de um cabo que liga os dois bondinhos da linha. Outra hipótese, divulgada pela SIC Notícias, envolve uma falha nas travas do veículo.
A Polícia Judiciária e o Ministério Público estão investigando o caso. A Carris, empresa responsável pelo bondinho, informou que todas as manutenções estavam em dia e abriu um inquérito interno para apurar o ocorrido.
Há brasileiros entre as vítimas?
Em comunicado na noite de quarta-feira (3), a Embaixada do Brasil em Portugal informou que, até aquele momento, não havia relatos de brasileiros entre os feridos ou mortos. Procurada pelo g1 nesta manhã, a embaixada ainda não havia voltado a se manifestar até a última atualização desta reportagem.
Mas há um brasileiro está entre as pessoas que ficaram feridas, segundo afirmou nesta quinta-feira (4) o cônsul-geral do Brasil em Lisboa, Alessandro Candeas.
Ainda de acordo com o cônsul, o cidadão brasileiro recebeu tratamento mas já recebeu alta. O Consulado do Brasil em Lisboa ainda não havia informado, até a última atualização desta reportagem, se o cidadão era residente local ou visitava a capital portuguesa como turista.
De acordo com o jornal "Diário de Notícias", o brasileiro foi atendido no Hospital Amadora-Sintra.
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura de Junqueiro reforça compromisso com o homem do campo e amplia apoio à agricultura familiar

Carreta destrói ponto de ônibus, atropela pessoas e deixa feridos na BR-101 em Messias

Babá assassinada em Maceió era amiga de longa data da patroa: 'lugar errado, hora errada'

Homem finge sequestro para fugir de agiota em Pernambuco e é localizado em Maragogi
Morador de rua é preso por tentar de furtar fios de torre de telefonia em Arapiraca

Vizinhas são detidas e conduzidas à delegacia após agressão no meio da rua em Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
