Governo define metas e indicadores para eliminar racismo e discriminação no Brasil
Portaria foi publicada nesta quinta no Diário Oficial

O governo federal publicou nesta quinta-feira (25) portaria conjunta que estabelece as metas e os indicadores para eliminar o racismo e todas as formas de discriminação étnico-racial contra povos indígenas e afrodescendentes. A medida está alinhada com o 18º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 18), criado pelo Brasil para complementar a Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).
A portaria detalha dez grandes metas que serão monitoradas a partir de indicadores sociais, econômicos e institucionais. Entre elas estão:
. Meta 18.1: eliminar o racismo no trabalho, medindo desigualdade salarial, taxas de informalidade e participação em cargos de liderança;
. Meta 18.2: combater todas as formas de violência, incluindo homicídios, feminicídios e crimes de ódio, com recorte por raça/cor;
. Meta 18.3: garantir acesso equânime à justiça e reduzir desigualdades no sistema prisional;
. Meta 18.4: assegurar representatividade de indígenas e afrodescendentes em cargos públicos, empresas e instâncias de decisão;
. Meta 18.5: promover reparação histórica por perdas territoriais, culturais e ambientais;
. Meta 18.6: ampliar o acesso à moradia digna, água, saneamento e serviços públicos;
. Meta 18.7: garantir saúde de qualidade, respeitando culturas e saberes tradicionais;
. Meta 18.8: assegurar educação inclusiva, antirracista e de valorização da diversidade linguística e cultural;
. Meta 18.9: reconhecer saberes tradicionais e garantir participação em decisões sobre biodiversidade e repartição de benefícios;
. Meta 18.10: combater a xenofobia e estender a proteção a imigrantes indígenas e afrodescendentes.
O monitoramento será feito pela Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em parceria com os ministérios responsáveis, para acompanhamento permanente dos resultados.
Segundo o texto, os indicadores incluem desde taxas de homicídio e desigualdade de renda até acesso a serviços básicos de saúde, educação e moradia, além da participação em cargos políticos e de liderança.
De acordo com o governo federal, a medida busca institucionalizar o combate ao racismo como política de Estado. A portaria foi assinada pelo Ministério dos Povos Indígenas, pelo Ministério da Igualdade Racial e pela Secretaria-Geral da Presidência da República.
Veja também
Últimas notícias
Comissão de Educação aprova projeto de Rafael Brito que garante alimentação escolar em período de férias

Acusado de matar a esposa em Inhapi é condenado a 33 anos de prisão
Prefeito Eduardo Bulhões vistoria obras de construção de duas novas UBSs em Santana do Ipanema

MPF pede redução de pena do comediante Léo Lins, condenado a mais de 8 anos de prisão

'Golpe do milagre': acusados de estelionato pediam R$ 24 por 24 horas de oração 'no monte'

Cinco alunos são baleados no interior do Ceará; dois morreram
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
