Governo define metas e indicadores para eliminar racismo e discriminação no Brasil
Portaria foi publicada nesta quinta no Diário Oficial
O governo federal publicou nesta quinta-feira (25) portaria conjunta que estabelece as metas e os indicadores para eliminar o racismo e todas as formas de discriminação étnico-racial contra povos indígenas e afrodescendentes. A medida está alinhada com o 18º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 18), criado pelo Brasil para complementar a Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).
A portaria detalha dez grandes metas que serão monitoradas a partir de indicadores sociais, econômicos e institucionais. Entre elas estão:
. Meta 18.1: eliminar o racismo no trabalho, medindo desigualdade salarial, taxas de informalidade e participação em cargos de liderança;
. Meta 18.2: combater todas as formas de violência, incluindo homicídios, feminicídios e crimes de ódio, com recorte por raça/cor;
. Meta 18.3: garantir acesso equânime à justiça e reduzir desigualdades no sistema prisional;
. Meta 18.4: assegurar representatividade de indígenas e afrodescendentes em cargos públicos, empresas e instâncias de decisão;
. Meta 18.5: promover reparação histórica por perdas territoriais, culturais e ambientais;
. Meta 18.6: ampliar o acesso à moradia digna, água, saneamento e serviços públicos;
. Meta 18.7: garantir saúde de qualidade, respeitando culturas e saberes tradicionais;
. Meta 18.8: assegurar educação inclusiva, antirracista e de valorização da diversidade linguística e cultural;
. Meta 18.9: reconhecer saberes tradicionais e garantir participação em decisões sobre biodiversidade e repartição de benefícios;
. Meta 18.10: combater a xenofobia e estender a proteção a imigrantes indígenas e afrodescendentes.
O monitoramento será feito pela Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em parceria com os ministérios responsáveis, para acompanhamento permanente dos resultados.
Segundo o texto, os indicadores incluem desde taxas de homicídio e desigualdade de renda até acesso a serviços básicos de saúde, educação e moradia, além da participação em cargos políticos e de liderança.
De acordo com o governo federal, a medida busca institucionalizar o combate ao racismo como política de Estado. A portaria foi assinada pelo Ministério dos Povos Indígenas, pelo Ministério da Igualdade Racial e pela Secretaria-Geral da Presidência da República.
Veja também
Últimas notícias
Leonardo Dias acionará MP para fiscalizar espaços do novo Mercado da Produção
Procon na Rua chega ao Agreste com atendimentos em Palmeira dos Índios
Polícia Civil cria comissão para investigar assassinato de agentes em Delmiro Gouveia
Moraes cobra ação do governo brasileiro para extradição de Carla Zambelli
Governo inaugura restaurante popular nesta quinta-feira (21) em Arapiraca
Policial civil suspeito de matar colegas em Delmiro Gouveia tem prisão preventiva decretada
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
