Moradores relatam apagão em várias regiões do país
Causa da falta de energia generalizada ainda é desconhecida; ONS não se manifestou
Moradores de estados de todas as regiões do país relataram falta de energia elétrica na madrugada desta terça-feira (14).
Relatos nas redes sociais apontam interrupções no fornecimento nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Amazonas.
De acordo com apuração da analista da CNN Isabel Mega, o governo federal investiga as causas de um incêndio na Subestação de Energia de Bateais, a 30 km de Curitiba, no Paraná, que teria provocado o apagão em todo o país.
Em Avaré, no interior paulista, usuários relataram mais de uma hora sem luz. No Ceará, moradores de Pacatuba, Ipueiras e Cariús mencionaram apagão total por cerca de 30 a 40 minutos.
A Enel São Paulo afirmou que a interrupção afetou 937 mil clientes da distribuidora na madrugada, às 0h32, e foi causada pela atuação do ERAC (Esquema Regional de Alívio de Carga), de responsabilidade do ONS (Operador Nacional do Sistema).
"O procedimento de corte de carga – conhecido como ERAC – acontece de forma automática, quando alguma ocorrência é identificada no SIN (Sistema Interligado Nacional), para proteger o sistema elétrico", completou a empresa.
Segundo a Enel, a energia foi restabelecida e normalizada para todos os clientes em 8 minutos, por volta das 0h40.
A Enel Ceará e a Enel Rio também informaram a queda de energia no mesmo horário, e apontaram a atuação do ERAC como causa. No Ceará, o fornecimento foi restabelecido às 0h59, atingindo cerca de 530 mil clientes. No Rio, o fornecimento foi normalizado às 1h22, após afetar 277 mil clientes no estado.
Ainda no Rio de Janeiro, a Light RJ informou que às 0h31 houve atuação do ERAC devido a contingência no Sistema Interligado Nacional. Houve atuação de dois estágios do esquema definido pelo ONS, com interrupção para 11 subestações da Light, afetando parte da Baixada Fluminense, zona Norte e zona Oeste do Rio, em um total de 450 mil clientes. A operação foi normalizada às 01h05.
No Amazonas, a concessionária Amazonas Energia informou que o fornecimento foi restabelecido em todo o estado e que o desligamento teve origem fora de sua área de concessão. Em nota, a concessionária afirmou que o sistema foi normalizado por volta das 3h.
A CNN entrou em contato com as distribuidoras de outros estados e com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e aguarda retorno.
Veja também
Últimas notícias
Foragido da Justiça de Goiás por roubo é preso na Rodoviária de Maceió
Homens com coletes invadem imóvel e matam jovem na zona rural de Arapiraca
Lei de Gabi combate assédio no transporte público de Alagoas
Negócio da Grota incentiva empreendedoras das periferias de Maceió
Mercado da Produção tem obras concentradas na segunda etapa de revitalização
Presidente do TRE/AL reúne desembargadores para tratar dos julgamentos das Eleições 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
