Moradores relatam apagão em várias regiões do país
Causa da falta de energia generalizada ainda é desconhecida; ONS não se manifestou

Moradores de estados de todas as regiões do país relataram falta de energia elétrica na madrugada desta terça-feira (14).
Relatos nas redes sociais apontam interrupções no fornecimento nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Amazonas.
De acordo com apuração da analista da CNN Isabel Mega, o governo federal investiga as causas de um incêndio na Subestação de Energia de Bateais, a 30 km de Curitiba, no Paraná, que teria provocado o apagão em todo o país.
Em Avaré, no interior paulista, usuários relataram mais de uma hora sem luz. No Ceará, moradores de Pacatuba, Ipueiras e Cariús mencionaram apagão total por cerca de 30 a 40 minutos.
A Enel São Paulo afirmou que a interrupção afetou 937 mil clientes da distribuidora na madrugada, às 0h32, e foi causada pela atuação do ERAC (Esquema Regional de Alívio de Carga), de responsabilidade do ONS (Operador Nacional do Sistema).
"O procedimento de corte de carga – conhecido como ERAC – acontece de forma automática, quando alguma ocorrência é identificada no SIN (Sistema Interligado Nacional), para proteger o sistema elétrico", completou a empresa.
Segundo a Enel, a energia foi restabelecida e normalizada para todos os clientes em 8 minutos, por volta das 0h40.
A Enel Ceará e a Enel Rio também informaram a queda de energia no mesmo horário, e apontaram a atuação do ERAC como causa. No Ceará, o fornecimento foi restabelecido às 0h59, atingindo cerca de 530 mil clientes. No Rio, o fornecimento foi normalizado às 1h22, após afetar 277 mil clientes no estado.
Ainda no Rio de Janeiro, a Light RJ informou que às 0h31 houve atuação do ERAC devido a contingência no Sistema Interligado Nacional. Houve atuação de dois estágios do esquema definido pelo ONS, com interrupção para 11 subestações da Light, afetando parte da Baixada Fluminense, zona Norte e zona Oeste do Rio, em um total de 450 mil clientes. A operação foi normalizada às 01h05.
No Amazonas, a concessionária Amazonas Energia informou que o fornecimento foi restabelecido em todo o estado e que o desligamento teve origem fora de sua área de concessão. Em nota, a concessionária afirmou que o sistema foi normalizado por volta das 3h.
A CNN entrou em contato com as distribuidoras de outros estados e com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e aguarda retorno.
Veja também
Últimas notícias

Vini Jr quer liberação do Real Madrid para reatar com Virginia; entenda

Governo divulga passo a passo de CNH sem obrigatoriedade de autoescola

2026 terá 9 dos 10 feriados em dias úteis; saiba quais são as folgas do ano que vem

Mulher é flagrada com duas facas escondidas em sacola em Arapiraca

Um grito por todas nós: prefeita Ceci pede ação e leis que realmente protejam as mulheres

Alagoano está entre casos suspeitos de intoxicação por metanol investigados em Pernambuco
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
