Moradores relatam apagão em várias regiões do país
Causa da falta de energia generalizada ainda é desconhecida; ONS não se manifestou
Moradores de estados de todas as regiões do país relataram falta de energia elétrica na madrugada desta terça-feira (14).
Relatos nas redes sociais apontam interrupções no fornecimento nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Amazonas.
De acordo com apuração da analista da CNN Isabel Mega, o governo federal investiga as causas de um incêndio na Subestação de Energia de Bateais, a 30 km de Curitiba, no Paraná, que teria provocado o apagão em todo o país.
Em Avaré, no interior paulista, usuários relataram mais de uma hora sem luz. No Ceará, moradores de Pacatuba, Ipueiras e Cariús mencionaram apagão total por cerca de 30 a 40 minutos.
A Enel São Paulo afirmou que a interrupção afetou 937 mil clientes da distribuidora na madrugada, às 0h32, e foi causada pela atuação do ERAC (Esquema Regional de Alívio de Carga), de responsabilidade do ONS (Operador Nacional do Sistema).
"O procedimento de corte de carga – conhecido como ERAC – acontece de forma automática, quando alguma ocorrência é identificada no SIN (Sistema Interligado Nacional), para proteger o sistema elétrico", completou a empresa.
Segundo a Enel, a energia foi restabelecida e normalizada para todos os clientes em 8 minutos, por volta das 0h40.
A Enel Ceará e a Enel Rio também informaram a queda de energia no mesmo horário, e apontaram a atuação do ERAC como causa. No Ceará, o fornecimento foi restabelecido às 0h59, atingindo cerca de 530 mil clientes. No Rio, o fornecimento foi normalizado às 1h22, após afetar 277 mil clientes no estado.
Ainda no Rio de Janeiro, a Light RJ informou que às 0h31 houve atuação do ERAC devido a contingência no Sistema Interligado Nacional. Houve atuação de dois estágios do esquema definido pelo ONS, com interrupção para 11 subestações da Light, afetando parte da Baixada Fluminense, zona Norte e zona Oeste do Rio, em um total de 450 mil clientes. A operação foi normalizada às 01h05.
No Amazonas, a concessionária Amazonas Energia informou que o fornecimento foi restabelecido em todo o estado e que o desligamento teve origem fora de sua área de concessão. Em nota, a concessionária afirmou que o sistema foi normalizado por volta das 3h.
A CNN entrou em contato com as distribuidoras de outros estados e com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e aguarda retorno.
Veja também
Últimas notícias
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida foi condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
