Justiça regulariza propriedades de 601 agricultores de Mata Grande
Presidente Fábio Bittencourt ressaltou o impacto social do programa: "desenvolvimento, progresso e segurança jurídica"
O Poder Judiciário de Alagoas beneficiou 601 agricultores do município de Mata Grande, que receberam os títulos de propriedade de suas terras, nesta segunda-feira (24). A iniciativa integra mais uma etapa do programa Rural Legal.
O presidente do Tribunal de Justiça (TJAL), desembargador Fábio Bittencourt, destacou o alcance social da ação. "O título de propriedade traz vários benefícios, não só para as próprias pessoas, mas também para o município e para o Estado. É desenvolvimento, progresso e mais segurança jurídica", disse o presidente.
O Rural Legal é uma parceria entre TJAL, Governo do Estado, Corregedoria-Geral da Justiça, Associação dos Notários e Registradores (Anoreg/AL) e Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iteral).
A cerimônia de entrega ocorreu no Ginásio Francisco José de Araújo Lou e contou com a presença do governador Paulo Dantas. "Quero parabenizar de maneira muito enfática o trabalho social, sério, bem desenvolvido, que tem sido realizado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas, presidido pelo desembargador Fábio Bittencourt", discursou Dantas.
A prefeita de Mata Grande, Fal Farias, também agradeceu às instituições envolvidas. "Esse programa veio trazer melhorias aos nossos agricultores. Eles vão poder tirar empréstimos, o que também fortalece a economia. A renda nossa aqui é a agricultura, então, Mata Grande está sendo fortalecida", afirmou a gestora municipal.
Entre as agricultoras e agricultores beneficiados está Roberta dos Santos, que mora e trabalha há dez anos em sua terra, onde vive com o marido e três filhos.
"É uma alegria enorme pra mim e sei que pra os agricultores todos. Agora que está no nosso nome, é pra o resto da vida", disse Roberta, que relatou dificuldades para conseguir benefícios sociais devido à falta do documento.
O desembargador Márcio Roberto Tenório também participou da solenidade.
Rural Legal
O Rural Legal é voltado para pequenos agricultores familiares, residentes em imóveis rurais de até 50 hectares. O programa de regularização fundiária é coordenado pelo desembargador Carlos Cavalcanti, vice-presidente do TJAL.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
