Mozart Luna

Mozart Luna

Mozart Luna

Arapiraca é a quinta cidade que se mata mulheres no Brasil

07/08/2014 20h08

O município de Arapiraca é o quinto no Brasil onde se mata mais mulheres, uma situação que precisa ser mudada com trabalho e conscientização por parte dos educadores e autoridades que precisam limpar essa mancha da capital alagoana do Agreste. Como não bastasse o nosso estado como a unidade da federação mais violenta do país. A prefeita Célia Rocha não tem medido esforços para mudar esse quadro e por isso criou a secretaria municipal da Mulher, num exemplo de gestora que efetivamente está empenhada neste sentido. Arapiraca possui o único memorial da Mulher em Alagoas. Um espaço dedicado exclusivamente a lembrar a importância da mulher, seja como mãe, companheira e ser humano que precisa ter seu espaço reconhecido dentro da sociedade. Entretanto vários fatores têm contribuído para o machismo preponderar em nossa sociedade que resulta em violência física, mas também moral contra a mulher. Um desses fatores é a sua exposição sexual, onde os valores de sua capacidade intelectual é deixado de lado e a mulher é colocada em primeiro plano como objeto de prazer. A mulher tem contribuído com avanço do desenvolvimento na sociedade contemporânea e é por esse prisma que deve ser valorizada e reconhecida.
Arapiraca
Aconteceu ontem no Planetário de Arapiraca uma palestra para discutir a violência conta a mulher e também lembrar os 8 anos de criação da Lei Maria da Penha. Estavam presentes a solenidade a prefeita Célia Rocha, o desembargador Tutmés Ayran e demais autoridades. Arapiraca é a quinta cidade no Brasil onde se mata mulheres. Vale lembrar que o município perdeu uma das deputadas federais mais atuantes de Alagoas, Ceci Cunha, que foi assassinada de forma brutal.
Arapiraca 2
Segundo dados da delegacia da mulher em Arapiraca os números de casos de agressão a mulher no Agreste aumentou. Segundo os observadores isto se deve a criação da lei Maria da Penha que motivou as mulheres a realizarem denuncias de maus tratos. Semanalmente são registrados dezenas de casos de agressão. Alguns são resolvidos na porta da delegacia quando a mulher desiste de registrar a queixa e volta para casa pelo próprio companheiro agressor.
Arapiraca 3
A idade dos menores envolvidos em delitos é cada vez menor. Esta semana dois garotos de 13 anos foram apreendidos com uma motocicleta roubada dentro de casa. A polícia chegou a eles depois de uma denuncia. Os garotos a principio não tem passagem pela policia que quer saber agora como o veículo foi parar nas mãos dos meninos. Os dois foram ouvidos e liberados para voltarem para casa e o veículo ficou na delegacia para descobrir que é o dono.
Mar Vermelho
Conhecida como Suíça Alagoana, Mar Vermelho realiza no período de 15 a 17 de agosto, a segunda edição do evento que já se consolidou como um dos maiores festivais de inverno do Estado: o Festival de Inverno de Mar Vermelho. Arte, cultura, frio e belezas naturais. Serão três dias de uma verdadeira maratona artística e cultural, envolvendo atrações nacionais gratuitas, entre apresentações de dança, música e muito mais, no friozinho da cidade que fica na zona da mata alagoana.

Mar Vermelho2
Com o mesmo objetivo que fez tanto sucesso na edição anterior, além de apresentar grandes artistas nacionais, o Festival vai continuar privilegiando talentos locais por meio de apresentações culturais. As artistas irão se apresentar na praça central da cidade no dia 15. Entre os grandes shows que prometem aquecer as noites frias de Mar Vermelho, no dia 16 se apresentam Alceu Valença, Raphael e Gabriel, Lourenço e Banda L4 e no encerramento dia 17, Padre Joãozinho (Canção Nova).

Coruripe
De acordo com informações da Secretaria de Indústria Comércio e Economia Solidária de Coruripe atualmente possui cadastradas cerca de 19 associações de artesanatos estão espalhadas pelo município e cerca de 1.200 artesãos estão cadastrados. A Prefeitura, juntamente com a ADELISCO, firmou uma parceria com a Agência de Fomento de Alagoas, a DESENVOLVE, com objetivo de fortalecer a identidade cultural, qualidade, inovação e a produtividade que são oferecidos em seus artesanatos.
Coruripe 2
Em uma reunião realizada em Maceió entre o Secretário de indústria, comércio e economia solidária, Manoel Santos e representantes da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (SEPLANDE), foram discutidas critérios para que os artesãos, que estejam associados à um grupo produtivo ou associação afiliadas a ADELISCO, tenham acesso à uma linha de crédito pra investimento e custeio dos seus produtos. Além do crédito, todos deverão receber uma capacitação de como utilizar, de maneira devida, seus recursos.
Coruripe 3
Essa iniciativa vai beneficiar bastante o artesão coruripense. O apoio entre a Prefeitura, através do prefeito Joaquim Beltrão, e a ADELISCO são primordiais para que o programa seja implementado no município. Foram estabelecidos alguns critérios para o acesso ao credito, cujo limite de valor ainda está sendo acordado. Os artesãos devem ser cadastrados e ter a CARTEIRA DO ARTESÃO, ser residente do município, produzir peças artesanais que tenham a identidade da cidade e do estado e não ter o nome no SPC nem SERASA. As linhas de créditos ainda não estão liberadas. A previsão é que até o final o mês esteja disponível.
Porto Calvo
E continua a copa azul de futsal em Porto Calvo reunindo todas as quinta e sábados no ginásio Domingos Fernandes Calabar milhares de pessoas. O evento tem contribuindo para afastar os jovens das drogas e motivar todos a prática do esporte. O evento é um sucesso e nem terminou e já expectativa para realização da segunda edição. O grande sonho agora é recuperar o ginásio de esportes do bairro da Manganzala que foi totalmente destruído pela gestão passada.
 

Sobre o blog

Jornalista 

Arquivos