Após estreia, Wicked e Gladiador 2 entram na disputa pelo Oscar 2025
Filmes estrearam juntos nos cinemas estadunidenses, em evento que ficou conhecido como Glicked, colocando ambos nos holofotes da premiação
Wicked e Gladiador 2 estrearam juntos nas salas de cinema estadunidenses, em evento que ficou conhecido como Glicked, uma referência ao fenômeno Barbenheimer, união dos títulos Barbie e Oppenheimer, que levou milhares de pessoas aos cinemas em 2023.
Com a estreia simultânea, tanto a história inspirada no musical da Broadway quanto o épico de Ridley Scott passaram a ser cotados para o Oscar 2025, surgindo em diversas categorias na lista de predições da Variety.
De acordo com o veículo, Wickedpode liderar a lista de indicações aparecendo em 12 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor (John M. Chu), Melhor Atriz (Cynthia Erivo), Melhor Atriz Coadjuvante (Ariana Grande), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Design de Produção, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Maquiagem e Penteado, Melhor Som e Melhores Efeitos Visuais.
Já Gladiador 2, blockbuster protagonizado por Paul Mescal (Aftersun), surge com chances em oito categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor (Ridley Scott), Melhor Ator (Paul Mescal), Melhor Ator Coadjuvante (Denzel Washington), Melhor Design de Produção, Melhor Figurino, Melhor Som e Melhores Efeitos Visuais.
A atualização da corrida rumo ao Oscar também agrega os primeiros comentários à atuação de Timothée Chalamet na cinebiografia de Bob Dylan, Um Completo Desconhecido, tornando o astro um dos principais candidatos à estatueta de Melhor Ator, ao lado de Adrien Brody (O Brutalista) e Ralph Fiennes (Conclave).
O Brasil segue com grandes chances de ser indicado na categoria de Melhor Filme Internacional com o drama Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, com Fernanda Torres (Terra Estrangeira) e Selton Mello (O Auto da Compadecida). Na prévia, o filme é um dos cinco citados, ao lado de Emilia Pérez (França), Dahomey (Senegal), Kneecap (Irlanda) e The Seed of the Sacred Fig (Alemanha).