Futebol

PARAENSE: Cachorro impede gol, e clássico termina empatado

Por Futebol Interior 17/02/2014 06h06
PARAENSE: Cachorro impede gol, e clássico termina empatado

Campo molhado, muita rivalidade em campo e título em jogo. Tudo conspirava para que fosse um jogo disputado, pegado.

E realmente foi. Paysandu e Remo não conseguiram fazer a alegria de seus torcedores e só empataram sem gols, na tarde deste domingo, debaixo de muita chuva no Mangueirão, em Belém, na primeira final da Taça Cidade de Belém, primeiro turno do Campeonato Paraense.

O jogo teve até cachorro impedindo um gol remista no final do jogo.

 Por ter feito melhor campanha na somatória das fases anteriores, o Leão do Norte joga por mais um empate na volta, que acontece domingo que vem, às 16 horas, no mesmo Mangueirão. Ao Papão resta jogar por uma vitória simples, já que até então havia somado 15 pontos contra 19 do rival.

O campeão da Taça Cidade de Belém classifica-se automaticamente à decisão do Parazão. Caso o mesmo time venha a conquistar a Taça Estado do Pará, nome dado ao segundo turno da competição, será campeão direto, sem a necessidade das finais.

Este foi o Re-Pa de número 720 em toda a história, o que torno o clássico um dos mais disputados em toda história. Agora, são 256 vitórias remistas, 226 vitórias bicolores e 238 empates. Na fase de grupos, o Papão havia vencido, por 2 a 1.

Típico Re-Pa
Como pede todo bom Re-Pa, o jogo começou tenso e acirrado, fatores que só foram potencializados pela forte chuva e o gramado encharcado. O lance emblemático deste clássico centenário aconteceu aos oito minutos. Após perder uma bola para o volante Ilaílson, do Remo, o meia do Paysandu Héverton – aquele mesmo da Portuguesa - acertou a costela do rival que estava caído.

A resposta remista veio na bola e exigiu muito trabalho do goleiro Paulo Rafael. Aos 12 minutos, o volante Jhonnatan cobrou falta com precisão e o camisa 1 bicolor precisou se esticar todo para espalmar a bola.

Aos 16 minutos, o atacante Leandrão, ex-Botafogo, sentiu uma lesão na coxa e precisou ser substituído. Logo em seu primeiro lance, o substituto Val Barreto quase marcou para o Remo. Aos 21, o jogador avançou em diagonal e chutou forte para outra grande defesa de Paulo Rafael.

Com algumas chances raras, o jogo continuou pegado e com muitos lances de falta. Até os 30 minutos, cinco cartões amarelos já haviam sido distribuídos. E o único lance de perigo até o intervalo foi do Papão. Aos 26 minutos, Héverton bateu colocado, de fora da área, e o goleiro Fabiano voou para operar um milagre no ângulo.

Nada de gols
Na segunda etapa, o panorama do jogo não se alterou. O jogo continuou bastante truncado, com muitas faltas e um festival de cartões amarelos. Os dois times tiveram jogadores expulsos. Primeiro, foi o zagueiro Rogélio no Remo. Depois, foi Pablo no Paysandu.

Com pouca qualidade em ambos os lados e um gramado com péssima drenagem, as oportunidades de gol foram raras. Em uma delas, o Papão assustou. Aos 21 minutos, Heliton cruzou pelo lado esquerdo e o atacante Lima desviou com perigo, rente à trave de Fabiano.

Cada time ainda conseguiu uma boa chance até o fim do jogo. Aos 31 minutos, o Leão chegou ao ataque e quase marcou. Levy cruzou pela lado direito, mas Jhonnatan e Ratinho não alcançaram. Aos 41, novamente Heliton invadiu a área e bateu forte para grande defesa de Fabiano.

Zagueiro surpresa
O resultado decepcionante também contou com fatores externos um tanto inusitados. Ao fim do segundo tempo, uma das maiores chances do Remo de abrir o placar foi atrapalhada por uma invasão, mas desta vez, não foi da torcida. Um cachorro interrompeu o lance, e atuou como zagueiro, atrapalhando a finalização.